15 de jul. de 2012

Avaliação: Asprilia SRV 850 proporciona conforto com pimenta



Fabricante prepara SRV 850 com muita tecnologia para ser a maior das maxi-scooters

As fabricantes de motocicletas têm trabalhado para reduzir cada vez mais a distância entre scooters e motocicletas. Além das chamadas “crossovers”, que combinam características dos dois mundos, há as maxi-scooters, como a nova Aprilia SRV 850. Ela pretende ter o ar urbano da categoria, assim como os predicados de conforto e capacidade de carga, mas com desempenho digno de uma motocicleta.


A SRV usa um motor bicilíndrico de 839 cm³ rende bons 76 cv e 7,8 kgfm de torque, que a distingue de praticamente todas as concorrentes. Além do motor mais forte, a Aprilia aposta na tecnologia para agregar valor à sua maior scooter. A marca se tornou referência no emprego de sistemas eletrônicos para auxiliar a condução de suas motos e a SRV não é diferente. Estão lá o ABS com dois canais com distribuição eletrônica da força de frenagem, o EBD e o controle de tração, que pela primeira vez equipa uma scooter com pretensões esportivas. O câmbio, no entanto, é um comportado automático CVT de múltiplas relações. O desempenho é digno de nota, com a aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 6 segundos e a velocidade máxima na casa dos 200 km/h.




A Aprilia deixa clara a veia “nervosa” da SRV 850 com a opção de mudar o comportamento dos sistemas eletrônicos. É possível escolher entre um modo padrão e outro esportivo, que permite explorar ao máximo a força do motor bicilíndrico. No entanto, não se deve achar que ela é feita para entregar grandes emoções a quem pilota. A SRV não esconde a vocação urbana e apenas adiciona um pouco mais de versatilidade ao universo das scooters.

Para construir a SRV, a marca utilizou o chassi da Gilera GP 800, lançada em 2006. Isso deu à nova maxi-scooter características dignas de uma motocicleta. Estão lá as suspensões com garfo telescópico de 122 mm de curso na frente e os freios com pinças de pistão duplo e discos de 300 mm na dianteira e 280 mm na traseira. Os pneus são esportivos, de medidas 120/70 em rodas de 16 polegadas na frente e 160/60 com roda de 15 polegadas atrás, tal qual a conterrânea que lhe cedeu a base.




Ela não é uma moto barata. Pelo modelo com ABS e ATC, a Aprilia cobra 10.290 euros – cerca de R$ 26 mil. No entanto ela acaba sendo relativamente acessível quando comparada a uma motocicleta de predicados semelhantes. Além disso, oferece um desempenho bem mais consistente do que as scooters tradicionais. E o bom nível tecnológico e a ciclística avançada da Aprilia ainda contam pontos a favor.

Impressões ao pilotar

Esporte na cidade

Valdobbiadene/Itália – A primeira coisa que chama atenção quando se monta na Aprilia SRV é o espaço para as pernas. Ele permite que os pés fiquem confortavelmente na horizontal. A posição é um meio termo entre uma scooter tradicional e uma motocicleta, onde se abraça a moto com as pernas, mas o tronco se mantém ereto. O conforto, aliás, é um dos atrativos da SVR, que tem funcionamento muito suave, quase isento de vibrações. E se mostra muito à vontade no trânsito urbano, com reações previsíveis e boa dirigibilidade.




Mesmo sendo uma scooter, o motor de 850 cilindradas a deixa em pé de igualdade com muitas motocicletas com capacidade semelhante. O desempenho é mais do que satisfatório para uma moto que raramente será usada fora da cidade. Com dois ocupantes, ela responde bem aos comandos do acelerador e mostra boa desenvoltura. Em estradas sinuosas, o comportamento é exemplar e ao ser provocada, mantém a trajetória sem qualquer desvio. 

A eletrônica embarcada é de primeira linha. O ABS funciona muito bem e livra a SRV de apuros em frenagens de emergência. Ainda que se aplique o freio em apenas uma das rodas, a distância de parada aumenta mas a segurança ainda é total. Além do sistema anti-travamento, o controle de estabilidade ATC trabalha de forma pouco invasiva, mas eficiente, para segurar a scooter caso o piloto exagere no acelerador ou surja alguma situação de baixa aderência no caminho. Ele, no entanto, não interfere no estilo de condução adotado, e até permite uma certa agressividade no manejo da SRV.




Ficha técnica

Aprilia SRV 850

Motor: A gasolina, quatro tempos, 839 cm³, dois cilindros em V em 90º, quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto sequencial e refrigeração a água.
Câmbio: Automático de relação continuamente variável, CVT, e transmissão por corrente e controle eletrônico de tração opcional.
Potência máxima: 76 cv a 7.750 rpm.
Torque máximo: 7,8 kgfm a 6 mil rpm
Diâmetro e curso: 88 mm x 69 mm.
Suspensão: Dianteira com garfo telescópico de alumínio pressurizado e ajustável, com 122 mm de curso. Traseira com braço único de alumínio e amortecedor pressurizado e mola com sete níveis de pré-carga.
Pneus: 120/70 R16 na frente e 160/60 R15 atrás.
Freios: Dianteiro com discos duplos de 300 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Traseiro simples com 280 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. Oferece ABS de série com EBD.
Dimensões: 2,24 metros de comprimento total, 0,79 m de largura, 1,20 m de altura, 1,59 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento. 
Peso: 249 kg.
Tanque do combustível: 18,5 litros.
Produção: Noale, Itália.
Preço na Europa: 10.290 euros, o equivalente a R$ 26 mil.




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