9 de jun. de 2012
Fiat quer “reatar” imagem do Bravo com versão Sporting
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Hyundai Accent 2013 chega ao mercado americano US$2 mil mais caro
Já foi a época em que Hyundai e Nissan disputavam o título de ter o carro mais barato dos EUA, ambos oferecendo modelos abaixo dos US$10 mil.
A Nissan acabou ficando com o título ao lançar o Novo Versa Sedan (o mesmo do Brasil) por US$10.990 (sem frete). Já a Hyundai elevou o Accent de patamar e agora na linha2013, o compacto coreano ficou ainda mais distante de ser barato: US$15.320 (já com frete de US$775).
O modelo ficou US$2 mil mais caro que a versão 2012, e passou a ser mais caro que alguns de seus concorrentes nos EUA, tais como Fiesta e Sonic, por exemplo. E nesse caso, estamos falando de sedãs, pois geralmente os hatches são mais caros.
Mas o aumento de preço não foi por acaso, a Hyundai introduziu de série ar condicionado, sistema de áudio com seis alto-falantes, porta-óculos, retrovisores com desembaçador e detalhes da carroceria na cor do carro.
Além da versão GLS (Sedan), a mais barata, o Accent 2013 também tem a opção mais completa chamada SE (Hatch), que custa US$16.870 com frete. Esta versão tem de série transmissão automática de seis marchas. O motor é 1.6 GDi de 138 cv e 17 kgfm.
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Com V8 da Yamaha, S60 Polestar pode chegar a 500 cv
Parece que a Volvo não vai querer apenas tentar alguma coisa contra o BMW M3 e demais esportivos alemães. Rumores dizem que o S60 Polestar será tão potente que vai o Fuscar até mesmo o mais célebre dos esportivos de três volumes, o M3.
Esse V8 4.4 japonês é o mesmo utilizado pelo Volvo XC90. Já a dúvida sobre se a Polestar vai mesmo liberar essa cavalaria no S60, pode ser dissipada com o C30 Polestar, que entrega 400 cv em um 2.5 de cinco cilindros.
Para garantir sua permanência na pista e sob controle do “piloto”, o Volvo S60 Polestar vai contar com tração integral com diferenciais de deslizamento limitado da Haldex, o mesmo que a VW deve colocar no próximo Golf GTI.
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Mercedes C300 4MATIC 2013 terá motor mais potente
A Daimler vai promover uma interessante alteração no Mercedes-Benz C300 4MATIC2013. O sedã de tração integral vai ganhar um motor mais potente.
Com isso, o C300 4MATIC 2013 vai se distanciar do C250, que tem motor 1.8 Turbo com 201 cv e 31,5 kgfm. Além de mais potente, o novo modelo pode ficar mais econômico e com menor emissão de CO2.
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Audi A3 Sedan é confirmado para o final deste ano
A Audi confirmou através do Facebook que deve apresentar o A3 Sedan até o final do ano. Além disso, o modelo foi confirmado para o mercado americano.
O A3 Sedan vai utilizar a mesma plataforma MQB do A3 hatch, mas com tamanho ampliado. Além disso, deve compartilhar a mecânica e pode ganhar uma versão híbrida.
A princípio parece que a produção ficará na Europa, mas como o Golf VII será feito no México, não seria estranho ver um A3 Sedan “made in Mexico”.
Outro potencial produtor é a China, onde o apetite por sedãs de luxo cresce dia a dia. No entanto, já podemos imaginar um A3L Sedan com tamanho próximo ao de um Passat.
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Subaru estuda nova fábrica nos EUA em 2015
A Subaru tem intenções de aumentar sua produção nos EUA e para isso deve construir uma nova fábrica em território americano.
Fala-se que a Fuji Heavy Industries – proprietária da Subaru – já teria autorizado a procura por locais propícios para erguer uma fábrica de automóveis.
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Fluence Z.E será nada mais que um carro de imagem da Renault no Brasil
A Renault trará ao mercado brasileiro a versão elétrica do sedã médio Fluence, a Z.E (sigla correspondente a Zero Emission). O modelo será uma das estrelas da marca francesa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, no Pavilhão de Eventos do Anhembi.
No entanto, como os automóveis elétricos ainda são uma incógnita em nosso País, por conta de diversos fatores – como a falta de incentivos por parte do governo –, o FluenceZ.E será apenas um carro de imagem no portfólio da Renault por aqui. Ou seja, a montadora não terá intenções de ampliar suas vendas com o carro, tampouco ampliar o interesse dos brasileiros em carros desta categoria.
O Fluence Z.E vem equipado com um motor elétrico de 95 cv e 22,6 kgfm de torque máximo, disponível desde 1 rpm.
Destinado para o uso urbano, o carro possui um conjunto de baterias de íon de lítio de capacidade energética de 22 kW/h e vai instalado atrás dos bancos traseiros, que rendem uma autonomia de até 185 quilômetros. De acordo com a Renault, a recarga das mesmas pode ser realizada em tomadas residenciais, com uma duração de 8 horas. A prova de 0 a 100 km/h é realizada em 13 segundos, e o veículo atinge uma velocidade máxima de 135 km/h.
O preço? Algo em torno dos R$ 90 mil (ou mais).
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Ford lança versão Individual para o Focus na Europa
A Ford apresentou nesta semana uma nova versão para o Focus na Europa. Batizada de Individual, a novidade estará disponível para as carrocerias Station Wagon e hatch de cinco portas do modelo. O Ford Focus Individual estará disponível de início no mercado italiano, com preço inicial de 26.500 euros.
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Vauxhall anuncia preços do Mokka para o Reino Unido
A australiana Vauxhall anunciou nesta sexta-feira, 8, os preços do Mokka para o mercado britânico. O SUV compacto chegará por lá com um valor inicial sugerido de 13.395 libras, algo em torno de 3.600 libras mais caro que seu principal concorrente, o asiático Juke, daNissan, também na versão mais básica.
O Vauxhall Mokka será oferecido em três versões: S, Exclusiv e SE, com três motores, sendo dois a gasolina e um a diesel. O motor 1.6 litro a gasolina (115 cv) será a única opção da variante mais barata, e vem equipado com sistema Start&Stop de série. A montadora acredita que o modelo que fará mais sucesso entre os consumidores será o Exclusiv, que vem equipado com ar-condicionado DMB (Digital Media Broadcast), sistema de som e controle de cruzeiro.
Equipamentos de segurança como controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas são de série em todas as versões.
Confira abaixo a tabela de preços do Vauxhall Mokka:
S
1.6 16V MT5 – 13.395 libras
Exclusiv
1.4 16V turbo a gasolina MT6 4×4 – 16.090 libras
1.7 CDTi a diesel AT6 – 16.295 libras
1.7 CDTi a diesel MT6 4×4 – 16.760 libras
SE
1.6 16V a gasolina MT5 – 16.308 libras
1.4 16V turbo a gasolina MT6 4×4 – 18.175 libras
1.7 CDTi a diesel MT6 – 17.660 libras
1.7 CDTi a diesel AT6 – 18.340 libras
1.7 CDTi a diesel MT6 4×4 – 18.845 libras
1.4 16V turbo a gasolina MT6 4×4 – 18.175 libras
1.7 CDTi a diesel MT6 – 17.660 libras
1.7 CDTi a diesel AT6 – 18.340 libras
1.7 CDTi a diesel MT6 4×4 – 18.845 libras
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McLaren MP4-12C ganha mais cavalaria no motor na linha 2013
O Intake Sound Generator voltou a fazer parte da lista de quipamentos do bólido. Trata-se de um sistema que cria um ambiente sonoro na cabine do Mclaren. Sua chegada ao mercado está marcada apenas para outubro deste ano.
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Toyota Etios: avaliação completa
![toyota-etios-fotos (1) toyota etios fotos 1 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-1.jpg)
Embora produza no Brasil desde 1959, em relação a carro s de passeio, a Toyota é uma “newcomers” – até o início da década de 1990, só oferecia por aqui no jipe Bandeirante. Apenas em 1998, passou a produzir no Brasil o sedã médio Corolla em Indaiatuba – atualmente importa a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4, o sedã grande Camry e o SUV Rav4.
Ou seja, está fora do segmento de compactos, que concentra 62% das vendas nacionais.Isso explica a baixa participação de 2,7% no mercado nacional – pouco para quem briga pela liderança global de vendas. Para ajudar a reverter esse quadro, não apenas no Brasil, mas em outros mercado emergentes como Índia, África e Oriente Médio, a Toyotajaponesa criou o Etios, linha de compactos lançada no fim de 2010 na Índia e que chega ao Brasil no segundo semestre.
A versão brasileira do compacto da Toyota ainda é cercada de incertezas. Apesar de ter apresentado o Etios no Japão para duas dúzias de jornalistas brasileiros, a marca não revelou torque ou potência dos motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro, ambos com quatro cilindros e 16 válvulas e duplo comando no cabeçote, que irão mover as versões hatch e sedã – que terá somente a opção mais forte.
![toyota-etios-fotos (2) toyota etios fotos 2 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-2.jpg)
Sabe-se apenas que a potência é superior à do modelo indiano – que tem uma versão 1.5 a gasolina de apenas 90 cv. A empresa alega razões estratégicas. “As marcas tradicionais no Brasil e também a Hyundai, que lançará esse ano um modelo no mesmo segmento, adorariam ter essa informação”, alfineta Akio Nishimura, o engenheiro chefe responsável pelo desenvolvimento do compacto.
A versão hatch do compacto tem 3,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,46 metros, enquanto o sedã 4,26 metros de comprimento e entre-eixos de 2,55 m. Ambos têm 1,69 de largura e 1,51 m de altura. O peso também não foi fornecido, mas os engenheiros da Toyota asseguram que o hatch é “100 kg mais leve que o Gol” – Teria, então, menos de 900 kg.
![toyota-etios-fotos (3) toyota etios fotos 3 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-3.jpg)
Segundo o engenheiro Nishimura, as diferenças do Etios “made in Brazil” em relação ao produzido na Índia – atualmente o único fabricado – são pontuais, mas importantes. São ajustes como desenho da grade, das calotas e a inclusão de um pequeno aerofólio na versão hatch, além de revestimentos diferentes e apoios de cabeça não integrados ao banco. O amortecimento brasileiro também é ligeiramente mais rígido.
A Toyota quer se apoiar na boa imagem do Corolla no Brasil ao lançar o Etios – 62% dos consumidores pretendem se manter na marca, mas muitos se queixam que a marca não tem um produto de entrada – um carro para o filho, por exemplo. Atrair consumidores mais jovens é uma função fundamental do Etios.
![toyota-etios-fotos (4) toyota etios fotos 4 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-4.jpg)
Mas isso em um nível melhor que o de modelos com motorização 1.0 – algo que consumidores emergentes veem como um “resquício” dos tempos de pobreza. O Etios ambiciona o mesmo público de diversos modelos recentemente lançados no Brasil, comoNissan March e Versa e Chevrolet Cobalt. É o que os profissionais de marketing gostam de chamar, com brilho nos olhos, de “nova classe média”.
Para unir preço e produto, o objetivo na produção é cortar custos. O que se evidencia nos acabamentos e revestimentos. O limpador do parabrisa tem uma única peça. Haverá versões com rodas de aço e calotas. ABS e airbags frontais são de série em todas as versões, mas os freios traseiros são a tambor.
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O Etios impressiona melhor ao vivo que em fotos. E as alterações estilísticas promovidas para o Brasil o tornaram mais simpático que o indiano. A grade ficou mais moderna e tem traços ascendentes para a parte externa em forma de U, formando uma espécie de “sorriso”.
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O capô tem dois frisos retos – as chamadas “linhas de caráter” – que saem da grade e reforçam o aspecto dinâmico da frente. Os detalhes de aspecto aerodinâmico aparecem também nas laterais e na traseira. A traseira do hatch tem um aspecto bem mais jovial enquanto o sedã traz um largo friso cromado horizontal, similar ao Cobalt. Os conjuntos óticos traseiros têm aspecto moderno, com três elementos diferenciados em cada um.
A Toyota não faz previsões para o mix de mercado entre hatch e sedã. Mas aponta que, entre os compactos, hatches habitualmente respondem por 60% ou 70% das vendas. Como a fábrica é nova e bem versátil, a marca garante que dará conta de atender à demanda.
![toyota-etios-fotos (7) toyota etios fotos 7 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-7.jpg)
A expectativa é, no primeiro ano, atingir a média de 6 mil unidades mensais, na soma das duas versões. A fabricante aponta como concorrentes Nissan March, Volkswagen Gol eFiat Palio e os sedã Volkswagen Voyage e Fiat Siena. Mas Renault Logan e Sandero, FordFiesta, Fiat Uno e até os futuros Hyundai HB e Chevrolet Ônix também podem se sentir convidados para essa briga.
Primeiras impressões - Consistência dinâmica
Gamagori/Japão – Logo ao entrar no Etios, chama a atenção o posicionamento inusual dos mostradores de instrumentos. Centralizados, eles se situam no meio do tablier, alinhado ao console. Ou seja, na frente do volante não existe nada.
Velocímetro e conta-giros ficam em um nicho central. Abaixo deles, na mesma área, fica uma tela de LCD. Pequena e um tanto afundada, não facilita muito a visualização de informaçãos de hodômetro, autonomia e nível de combustível.
![toyota-etios-fotos (8) toyota etios fotos 8 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-8.jpg)
Mais abaixo, ficam as entradas de ar redondas e o rádio CD-player, que parece um pouco hipertorfiado no painel e com estilo meio anacrônico. E seu revestimento também não aparenta qualidade – a tampa da entrada USB parece um tanto frágil.
Os modelos eram de pré-serie – foram montados dois sedãs e dois hatches no Japão, com peças brasileiras. Em termos de acabamento, pelo própria proposta do modelo, não se esperava nada demais. E foi exatamente isso que o Etios mostrou.
![toyota-etios-fotos (9) toyota etios fotos 9 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-9.jpg)
É compreensível que modelos pré-série não tenham a qualidade de acabamento dos modelos de produção, mas o Etios não esconde que vem mesmo para brigar com os veículos da base do mercado de compactos. Ou seja, nada sofisticados ou muito esmerado.
Os destaques positivos são o volante, bem acolchoado e de boa pegada, e a alavanca de câmbio – exatamente os locais onde o motorista mais interage. O espaço interno do Etios é excelente para quatro adultos e até cinco podem ser transportados em viagens curtas sem grandes traumas. O porta-malas do sedã comporta 595 litros de bagagem e o hatch fica em 263 litros. Há ainda sete porta-objetos a bordo e um porta-luvas de 13 litros com ventilação.
![toyota-etios-fotos (10) toyota etios fotos 10 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-10.jpg)
De resto, os plásticos e tecidos do habitáculo dos modelos avaliados eram de aspecto extremamente simples. Já a forração do teto ficava aquém e aparentava indisfarçável falta de qualidade. Há chance que tais revestimentos sejam aprimorados nas unidades que sairão da fábrica em Sorocaba.
O porta-luvas é até grandinho e possui um duto do ar-condicionado para refrigerar o conteúdo, mas tem o acesso prejudicado pelo desenho da própria tampa, que se projeta sobre as pernas do passageiro. O padrão espartano, que dá direito a parafusos aparentes e rebarbas no acabamento, não deve mudar tanto. A ideia é ter um produto que efetivamente possa competir em preços com os rivais brasileiros. Desse vez, a Toyota quer brigar pelo “filé” do mercado nacional.
![toyota-etios-fotos (11) toyota etios fotos 11 Toyota Etios: avaliação completa](http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/toyota-etios-fotos-11.jpg)
Mas aparência não é tudo em um automóvel. Em movimento, o Etios não tarda a mostrar seus atributos. A visibilidade frontal é bastante boa, assim como a retrovisão. A aceleração é suave, sem vacilações, com ambos os motores. A versão 1.5 permite até uma tocada esportiva.
A potência e o torque máximos só aparecem em giros elevados, próximo às 4 mil rotações, mas mesmo antes disso o motor já está acordado. O câmbio é correto e tem bons engates. A suspensão é um dos pontos altos do modelo, muito bem acertada. O hatch revela um equilíbrio ligeiramente melhor nas curvas.
O volante é bem direto, tem bom jogo e facilita as manobras. Nas frenagens bruscas, ambos os modelos estiveram igualmente comportados e preservaram as trajetórias sem “rebolar”, com o eficiente e providencial auxílio de ABS e EBD. Todos esses pequenos detalhes ajudam a dar ao motorista uma sensação de consistência acima da média para o segmento de compactos.
Embora o marketing da Toyota ressalte que o carro é silencioso, os modelos avaliados exibiram níveis de ruído normais para um compacto de entrada – normalmente mal isolados acusticamente. Se os Etios de série solucionarem os problemas de acabamento e os preços forem competitivos, o novo compacto vai dar trabalho à concorrência.
Ficha Técnica - Toyota Etios
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: Não Informado.
Aceleração 0-100 km/h: NI.
Velocidade máxima: NI.
Torque máximo: NI.
Diâmetro e curso: NI. Taxa de compressão: NI.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 175/65 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás.
carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,26 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais. Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,46 m de entre-eixos.
Peso: 890 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 595 litros. Hatch: 263 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Bidadi, Índia.
Lançamento mundial: 2010
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto, rodas de liga-leve de 16 polegadas. Opcionais: Airbags frontais, freios ABS, sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux, apoio de cabeça central traseiro, alarme perimétrico, vidros traseiros elétricos, bancos em couro.
Preço: NI.
Por: Noticias Automotivas
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