12 de out. de 2012

O que verificar no carro antes da viagem?


Com a chegada do feriadão as estradas ficam cheias e com isso aumentam os riscos de acidentes e o congestionamento. No entanto, estamos aqui para ensinar quais os itens básicos do carro que devem ser vistoriados por você motorista antes de por o pé na estrada.
Renato Romio, engenheiro mecânico do instituto Mauá de Tecnologia diz que “Os pontos mais importantes para se verificar no carro são aqueles que possam fazer com que você pare na estrada, o que é muito perigoso.”.  De uma olhada na lista abaixo e veja no que você precisa prestar atenção no seu carango. Não são itens muitos complexos, com isso não necessita de conhecimentos técnicos para fazer essa manutenção preventiva.

1- Pneus

Confira como está as condições dos pneus, porque caso esteja carecas podem aumentar os riscos de acidentes e de ficar parado na estrada. Além disso, confira também se a calibragem está correta. Porém, não esqueça de verificar também as condições do estepe, porque em caso de alguma emergência ele será essencial.

2 – Água do radiador

O radiador é responsável por refrigerar o motor, assim impede que o mesmo superaqueça e acabe fritando as juntas e manqueiras do carro, além de poder fazer o motor parar. Por isso é importantíssimo conferir o nível de água do reservatório. Apesar de não ser muito utilizado, nos manuais recomendam-se utilizar uma determinada proporção de aditivo junto a água.

3 – Óleo

De tão importante não deveria sem estar nessa lista, porque não apenas em viagens mas periodicamente deve ser verificado. O óleo de motor é responsável por lubrificar todos os componentes vitais do motor, por esse motivo é indispensável que esteja no nível indicado. Isso porque a falta de óleo o motor trave e consequentemente o dano será grave no motor. Trocar o óleo só é necessário caso a quilometragem indicada pela fabricante esteja perto de ser alcançada.

4- Freios

Apesar de não ser comum, porque os motoristas acreditam que só devem se preocupar com os freios quando as pastilhas começam a fazer barulho. Acredite, também é importante verificar o nível de fluído de freio regularmente, porque é ele quem faz com que as pastilhas entrem em contato com o disco e pare o carro.

5 – Borrifador e palhetas

Se por acaso alguma sujeira mais pesada cair no seu para-brisa sua visão pode ficar bloqueada. Se o reservatório do borrifador estiver vazio e se suas palhetas não estiverem em bom estado você terá que parar no acostamento parar tirar essa sujeira.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...