27 de set. de 2012

Primeiras impressões: McLaren MP4-12C Spider


A Mclaren deve estar feliz. A rivalidade extrema entre o MP4-12C e a Ferrari 458 rendeu tanta publicidade no mundo inteiro, que ficaria difícil mensurar o valor de tanto espaço na mídia. E apesar do embaraço que o modelo inglês passou em seu comparativo com o rival italiano aqui na CAR, o lançamento do novo 12C Spider colocou o carro fabricado em Woking um passo à frente de seu rival, cuja versão conversível foi aclamada como primeiro supercarro a trazer um teto conversível rígido. Porém, apesar de lindo, a peça forçou a retirada da tampa de vidro traseira que cobria o motor V8 de 4.5 litros, que deixava à vista detalhes maravilhosos das coberturas dos cabeçotes e comandos de válvula da 458.


A McLaren achou outra solução, e apesar do 12C Spider também trazer um teto conversível em duas peças rígidas, a forma inteligente como elas se dobram , permitiu a instalação de um painel de vidro, deixando seu V8 à mostra. É uma pequena, porém significante vantagem do McLaren, geralmente apreciada por compradores deste tipo de carro. A capota em material composto abre ou fecha-se em menos de 17 s, em velocidades de até 30 km/h; a janela traseira pode ser operada independentemente, atuando como um defletor, e quando a capota está fechada, gera um compartimento para pequenos objetos atrás do ‘deck’ traseiro. Proteções anticapotamento feitas em aço estão instaladas atrás de cada banco.


O 12C Spider é o segundo modelo da família MP4-12C. Utiliza a mesma estrutura em peça única em fibra de carbono que forma o cockpit e ancora os componentes mecânicos, assim como o esperto sistema Brake Steer, ProActive Chassis Control e o McLaren Airbrake, como no primo de capota rígida. Traz também os últimos desenvolvimentos aplicados aos coupés MY13 12C: o motor V8 biturbo de 3.8 l subiu de 592 para 616 cv e o sistema Intake Sound Generator agora vem com regulagem para a quantidade de som do motor que vazará para a cabine. O câmbio de sete marchas e embreagem dupla agora está com trocas mais rápidas e suaves. O 12C Spider é tão rápido quanto o 12C coupé até os 100 km/h. Necessita dos mesmos 3,1 s para chegar lá, calçando os mesmos Pirelli P Zero Corsa. Perde um décimo até os 160 km/h (6,1 s) e apesar de ser 4,8 km/h mais lento, a máxima é de 330 km/h.


Esta máxima é 10 km/h superior à da Ferrari, o que dá aos engenheiros mais um motivo para fazerem uma festa. O aumento de peso do Spider em relação ao Coupé é de apenas 40 kg (50 kg em relação a 458) e o peso total do McLaren é de 1.376 kg, contra 1.430 kg do carro de Maranello. Com 54 cv e 6,2 kgfm a mais que a Ferrari e 54 kg de vantagem no peso, o McLaren é superior, no papel. Com reforços exatamente nos pontos fracos em relação ao rival italiano, o Spider mostra um arsenal poderoso contra a 458 Italia. Será suficiente? 

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