Uma massa de 1.069 Kg dividida pela potência de 111 cv resulta na relação de 9,63 kg/cv, equivalente a hatches compactos eventualmente considerados esportivos. Mas, na verdade, estes númerospertencem ao Nissan Versa, um sedã compacto de dimensões avantajadas cujo propósito é ser espaçoso o suficiente para transportar uma família com conforto.
O motor que garante este bom rendimento é um 1.6 16v flex com bolco de alumínio e comando variável de válvulas na admissão são 111cv de potência a 5600 rpm (etanol/gasolina) e 15,1kgfm de torque a 4.000 rpm (etanol/gasolina). No entanto, ele se mostra bastante eficiente já a partir dos 2000 rpm, e o melhor consumo instantâneo se dá ao redor dos 3000 rpm. Consegui média de 8,3 km/l com álcool, o que é bom para um carro com taxa de compressão baixa para o padrão de carros flex (9,8:1).
A direção elétrica é direta e ao mesmo tempo leve, demonstrando acerto voltado ao uso urbano. A transmissão manual de 5 marchas é bem escalonada e sem buracos, e o motor está sempre bem disposto. É fácil chegar aos 100 km/h, e também rápido; em 11 segundos segundo a fabricante. Por isso é bom ficar atento aos limites da via e à velocidade que o quadro de instrumentos – que está sempre iluminado – exibe.
Apesar da velocidade máxima declarada ser de 189 km/h, a partir dos 120 km/h o baixo peso de sua carroceira, a suspensão macia e a direção passam a impressão de o carro estar flutuando. Isso é um tanto comum em sedãs, cujo objetivo é tratar bem os passageiros. O amplo espaço interno, um dos pontos fortes do modelo, garante certo conforto para até cinco passageiros, e a suspensão (independente do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção e molas helicoidais na traseira) é bem calibrada e mais macia que a do March, ajudando a tratá-los bem.
O isolamento acústico do cofre do motor é eficiente até os 4000 rpm, justamente quando alcança o ponto máximo de torque. À partir daí o motor começa a querer mostrar serviço, com seu som burlando o isolamento, tornando-se um pouco incômodo aos ocupantes. Mas ninguém dirige assim a todo momento…
É sentado ao volante (este com regulagem em altura, assim como o banco) que se percebe que o por ser alto (1,51 m) a visibilidade garantida pela área envidraçada é boa, até mesmo a traseira quando não há passageiros, por conta do caimento acentuado do teto. Os retrovisores externos mais largos se mostraram mais eficientes que o do March, mas seu ajuste elétrico está em posição não muito interessante, na parte inferior esquerda do volante. O comando do computador de bordo no quadro de instrumentos também é pouco prático.
De toda forma, o Nissan Versa mostrou ter predicados suficientes para agradar quem está interessado em um sedã compacto com preços por volta dos R$ 40 mil reais.
Ficha Técnica
Nissan Versa SL
- Arquitetura: Sedan , 4 portas, 5 lugares
- Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
- Freios dianteiros: Discos ventilados (260 mm de diâmetro)
- Freios traseiros: Tambores (203 mm de diâmetro)
- Rodas: Liga leve, 15”
- Pneus: 185/65 R15
- Direção: Elétrica com assistência variável e diâmetro de giro de 10,6m
- Comprimento: 4.455 mm
- Largura: 1.695 mm
- Altura: 1.514 mm
- Entre-eixos: 2.600 mm
- Porta-malas: 460 litros
- Capacidade do Tanque de combustível: 41 litros
- Peso em ordem de marcha: 1.069 Kg
Motor
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