21 de jul. de 2012

Volkswagen mexe só o necessário para deixar Gol e Voyage com a mesma cara do resto da linha




Mexer no produto que mais vende é sempre complicado. Para não errar na mão, a Volkswagendecidiu arriscar o mínimo possível. A primeira alteração nos compactos Gol e Voyage foi exageradamente modesta, quase quatro anos após o lançamento da terceira geração – chamada generosamente de G5 pela marca.
Pouco mais que um visual levemente repaginado para harmonizar os modelos com a identidade atual da marca. Além disso, apenas alguns itens que eram opcionais passaram a ser de série, como trava centralizada, vidros dianteiros elétricos, abertura interna do porta-malas e conta-giros no painel.
A ideia da Volkswagen não foi além de impedir o envelhecimento de sua linha de compactos. Não chega a ser uma preparação especial para um acirramento da briga no segmento – principalmente com a chegada dos novos compactos da Chevrolet, da Hyundai e da Toyota.
Mesmo sutil, a alteração consumiu dois anos de estudos. No final, as linhas não diferem das deFox e Jetta – que também se parecem com diversos outros modelos da fabricante alemã. A frente tem novos faróis, com contornos mais retos e desenho interno mais rebuscado.
A lanterna traseira assumiu os traços do Polo europeu, com lanternas mais quadradas e as luzes dispostas em filetes. A traseira do Voyage também ganhou novas lanternas, idênticas às do Jetta e Passat. As luzes invadem a tampa do porta-malas e estão mais horizontalizadas.
Sob o capô, o trem de força não muda. No entanto, o motor 1.0 passou por algumas modificações para ficar mais econômico. Tanto que mudou o sobrenome para TEC – tecnologia para economia de combustível, em português mesmo. Segundo a Volkswagen, válvulas e pistões ficaram mais leves e produzem menor atrito.
Além disso, uma nova programação eletrônica faz o torque em torno de 3 mil giros ficar 3% maior. Nada disso, porém, alterou os valores de potência e torque máximos, 76 cv a 5.250 rpm e 10,6 kgfm a 3.850 giros. Os modelos 1.0 podem ainda receber o pacote Bluemotion, que inclui alguns recursos para melhorar o consumo das versões homônimas, como pneus de baixa resistência e grade aerodinâmcia – exatamente como no Fox e no Polo.
Já o motor 1.6 continua exatamente o mesmo, com 106 cv e 15,6 kgfm com combustível vegetal. O câmbio, de cinco marchas, pode ser manual ou o automatizado I-Motion.
Por dentro, as mudanças são ainda mais sutis. As versões topo, Gol Power e VoyageComfortline, tiveram o comutador de faróis transferido para o painel e a adotaram alavancas de seta e de limpador de para-brisa idênticas às do Jetta. O rádio também foi mudado e os comandos do ar-condicionado ganharam botões melhor acabados. De resto, a forma e a disposição geral dos comandos não sofre alterações.
Os preços também se mantiveram nos mesmos patamares. O Gol 1.0 parte dos R$ 27.990 e oVoyage, dos R$ 29.990. Com motor 1.6, vão a R$ 31.890 e R$ 34.590, respectivamente. No topo, o Gol sai a R$ 38.290 e o Voyage a R$ 40.890. O câmbio automatizado I-Motion acrescenta R$ 2.600 nas configurações com motor 1.6.

Primeiras impressões - Confiança garantida

Florianópolis/Santa Catarina – Ainda que nenhuma mudança na linha Gol tenha sido profunda, as pequenas alterações promovidas realmente tornam o convívio com o carro um pouco mais agradável. O rádio tem botões e display maiores.
A mudança do comando dos faróis para o painel já era esperada, uma vez que o modelo brasileiro vai aos poucos assumindo um “padrão alemão”. A mudança no visual fez bem ao Gol. O carro ganhou um ar mais contemporâneo e próximo aos Volkswagen  europeus. A traseira curta do hatch manteve o “jeitão” esportivo, mas ganhou em elegância.
Já o Voyage segue com o perfil esbelto, mas as novas lanternas destoam um pouco na traseira, que exibia linhas mais limpas. Ao menos, as belas rodas de 16 polegadas, opcionais para os GolPower e Voyage Comfortline, dão um toque de esportividade.
Circulando pelas ruas da capital catarinense, é difícil notar os tais 3% de torque extra em rotações baixas e médias. O motor 1.0 – agora com o sobrenome TEC – continua relativamente esperto, sempre considerando sua pequena capacidade cúbica. Mas não há milagre: tanto Golquanto Voyage exigem paciência em subidas e ultrapassagens.
Ao menos, o propulsor aceita bem giros mais altos e responde com bastante suavidade. Em velocidade de cruzeiro, o nível de ruído é baixo e o câmbio tem escalonamento correto para aproveitar o máximo dos 76 cv do pequenino motor. Com o propulsor 1.6, os modelos aceleram com razoavel desenvoltura, embalados pelo câmbio manual de cinco marchas e ótimos engates.
A grosso modo, é o mesmo carro já conhecido desde 2008. Mas as pequenas modificações melhoram bastante a impressão geral dos modelos. Gol e Voyage mantêm a postura de “pau-pra-toda-obra”. E, ao menos nas versões topo, começam a oferecer mimos antes restritos a modelos maiores.



Ficha técnica – Volkswagen Gol 2013

Motor 1.0: Bicombustível, 999 cm³, dianteiro, tranversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Motor 1.6: Bicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Oferece câmbio automatizado de cinco velocidades como opcional. Tração dianteira.
Potência máxima: Motor 1.0: 72 cv e 76 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 101 cv e 106 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Torque máximo: Motor 1.0: 9,7 kgfm e 10,6 kgfm a 3.850 rpm com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol.
Aceleração de 0 a 100 km/h: Motor 1.0: 13,4 e 12,9 segundos com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 10,1 e 9,8 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: Motor 1.0: 163 e 165 km/h com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 188 e 190 km/h com gasolina e etanol.
Diâmetro e curso: Motor 1.0: 67,1 X 70,6 mm. Taxa de compressão: 12,7:1.
Motor 1.6: 76,5 X 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.0, 947 kg. 1.6, 961 kg.
Capacidade do porta-malas: 285 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, São Paulo.
Lançamento: 2008. Reestilização: 2012
Itens de série Gol:
Gol 1.0: Ar quente, vidros dianteiros e travas elétricas, abertura interna do porta-malas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, conta-giros. Opcionais: Ar-condicionado, direção hidráulica, som CD/MP3/iPod/USB/Bluetooth, faróis de neblina, lanterna de neblina, airbags frontais, freios ABS, I-System, comandos do som no volante, rodas de liga-leve de 14 polegadas
Gol 1.6 adiciona: Câmbio I-Motion e rodas de liga-leve de 15 polegadas como opcional.
Gol Power 1.6 adiciona: Direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS, detalhes cromados na carroceria, refletores traseiros, repetidores laterais de seta no retrovisor. Opcionais: Rodas de liga-leve de 16 polegadas, câmbio I-Motion.
Preços Gol:
Gol 1.0 – R$ 27.990
Gol 1.6 – R$ 31.890
Gol 1.6 Power – R$ 38.290
Volkswagen Voyage 2013
Motor 1.0: Bicombustível, 999 cm³, dianteiro, tranversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Motor 1.6: Bicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Oferece câmbio automatizado de cinco velocidades como opcional. Tração dianteira.
Potência máxima: Motor 1.0: 72 cv e 76 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 101 cv e 106 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Torque máximo: Motor 1.0: 9,7 kgfm e 10,6 kgfm a 3.850 rpm com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol.
Aceleração de 0 a 100 km/h: Motor 1.0: 13,6 e 13,1 segundos com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 10,1 e 9,8 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: Motor 1.0: 165 e 167 km/h com gasolina e etanol.
Motor 1.6: 189 e 191 km/h com gasolina e etanol.
Diâmetro e curso: Motor 1.0: 67,1 X 70,6 mm. Taxa de compressão: 12,7:1.
Motor 1.6: 76,5 X 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.0, 974 kg. 1.6, 985 kg.
Capacidade do porta-malas: 480 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, São Paulo.
Lançamento: 2010. Reestilização: 2012.
Itens de série Voyage:
Voyage 1.0: Ar quente, vidros dianteiros e travas elétricas, abertura interna do porta-malas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, conta-giros. Opcionais: Ar-condicionado, direção hidráulica, som CD/MP3/iPod/USB/Bluetooth, faróis de neblina, lanterna de neblina, airbags frontais, freios ABS, I-System, comandos do som no volante, rodas de liga-leve de 14 polegadas.
Voyage 1.6 adiciona: Câmbio I-Motion e rodas de liga-leve de 15 polegadas como opcional.
Voyage Comfortline 1.6 adiciona: Direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS, detalhes cromados na carroceria, refletores traseiros, repetidores laterais de seta no retrovisor. Opcionais: Rodas de liga-leve de 16 polegadas, câmbio I-Motion.
Preços Voyage:
Voyage 1.0 – R$ 29.990.
Voyage 1.6 – R$ 34.590.
Voyage Comfortline 1.6 – R$ 40.890.



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