11 de jul. de 2012

Os dez veículos militares mais estranhos já construídos

vemiles 


A história da tecnologia militar é rica em criar veículos que entram para a história (alemães e aliados, em particular), mas também está repleta de iniciativas equivocadas e protótipos abortados. Nesse contexto, nenhum outro setor é tão prolífico quanto as máquinas que o homem tentou inventar para matar seus semelhantes, como mostram esses veículos bizarros.


Flying Bedstead


Esta antiga tentativa de construir uma aeronave de decolagem em pouso vertical foi construída pela Rolls-Royce em 1953. Foi uma boa ideia eliminar a necessidade de uma pista, mas a aeronave não era estável e o pouso era quase impossível. O programa acabou cancelado.
A ideia foi retomada pela NASA na década de 1960 para o programa Apollo. Foram construídas cinco unidades para o pouso lunar. Apesar de alguns acidentes, estes Veículos de Pouso Lunar foram uma parte vital do programa. Crédito da foto: NASA

Krupp Kugelpanzer


Há pouca informação disponível sobre este blindado circular para um ocupante, exibido no Museu de Tanques de Kubinka, próximo a Moscou. Kugelpanzer significa “tanque bola”, e segundo consta, ele teria sido um veículo de reconhecimento capturado pelos russos na Manchúria em 1945, e foi enviado ao Japão como parte do intercâmbio de tecnologia com os japoneses. Somos extremamente céticos quando à autenticidade deste tanque. Teria sido um veículo para confundir o inimigo, ou uma farsa, apesar das semelhança com o Treffaswagen da Primeira Guerra Mundial? Crédito da foto: Morpheios Melas/Wikipedia

Schwerer Gustav e Dora

Os nazistas construíram dois canhões ferroviários 80 cm K entre 1939 e 1941, e começaram a operar no final de 1942. Eles foram projetados para destruir fortalezas, especificamente os fortes ao longo da linha Maginot. Como fizeram isso? Com projéteis de 7.100 kg disparados por um cano de 30 metros de comprimento. O primeiro dos dois, Schwerer Gustav, foi instalado duas vezes, mas usado apenas no Cerco a Stalingrado. O Gustav ainda é o canhão de maior calibre já usado em combate. É possível vê-lo no vídeo aos 1min24s.

Vespa 150 das TAP


As Tropas Paraquedistas Francesas (TAP, na sigla francesa) construíram cerca de 800 destas “Bazooka Vespas” em 1956 e 1959 para usar contra os argelinos. Eles instalaram canhões sem recuo sobre as baratas Vespas italianas. Uma dupla de Vespas era lançada de para-quedas, uma com blindagem, outra com o canhão. O disparo nunca era feito em movimento, infelizmente, e a Vespa precisava ser apoiada em um tripé, fazendo dela um antiblindado portátil. Há dois meses uma dela estava a venda por 20.000 dólares no eBay.Crédito da foto: Coys

Big Dog da Boston Dynamics

É um burro de carga robô, mas ele vai tão longe no vale da estranheza que deve ser capaz render o inimigo assustando-o. Foi visto pela primeira vez em 2008, trotando por um terreno acidentado de moto aterrorizante, e a Boston Dynamics construiu uma versão maior para transportar até 180 kg de aparelhos de infantaria, e uma outra que anda em marcha a ré em alta velocidade. Ainda que possam habitar seus pesadelos, eles permitirão à infantaria levar mais coisas aonde forem.

Traineira Progvev-T Gasdynamic


A Rússia stalinista pegou um dos seus robustos tanques T-34 e colocou o motor a jato de um caça MiG-15. O veículo serviria para descobrir e detonar granadas na base do sopro. Haja freios para isso… Crédito da foto: Dark Roasted Blend

VZ-9 Avrocar

Quando os discos voadores estavam em alta, no começo da Guerra Fria, a Força Aérea dos EUA tentou construir um desses, e quase conseguiu. A Avro Canada montou dois desses em 1959. Eles deveriam substituir os helicópteros, mas se mostraram um pouco difíceis de voar. O projeto foi cancelado em 1961.Crédito da foto: US Air Force

Tanque Tsar

Em vez de usar lagartas, este tanque experimental russo construído no começo da Primeira Guerra Mundial era um triciclo gigante. Na dianteira havia duas rodas raiadas, de quase 8,5 metros de diâmetro. A roda traseira de 1,5 metro era usada para direcionar o negócio, enquanto as duas dianteiras tinham cada uma um motor. Considerando a época em que ele foi construído, é (quase) compreensível que alguém tenha achado uma boa ideia fazer um triciclo gigante. Crédito da foto: Wikipedia

Tanques helicoidais ZIL-2906 e 4904

Mais estranho que os tanques triciclos gigantes são os tanques helicoidais, construídos pela ZIL, a mesma fabricante da limousine presidencial soviética. A ideia por trás dos veículos de tração helicoidal era criar algo capaz de cruzar os terrenos mais tortuosos que se pode imaginar. Em outras palavras, a Rússia.
O 2906 era o menor deles, e foi construído na década de 1960 com a única tarefa que buscar os cosmonautas que pousavam na Sibéria. O 4904, com suas 2,5 toneladas, foi construído em 1972, mas a certa altura os russos perceberam que a tração helicoidal era ineficaz. Depois de construir uns poucos 4904 – que se tornaram os maiores veículos do tipo – o projeto foi descartado.

Ecranoplano

Não é um navio e não é exatamente um avião. É um veículo de efeito solo que voa sobre um colchão de ar projetado sobre o solo. Os americanos descobriram que os russos estavam os produzindo durante a Guerra Fria quando fotos aéreas revelaram o que seria chamado de Monstros do Mar Cáspio.
Os ecranoplanos precisam apenas de asas bem curtas e atarracadas para voar, portanto era possível construir veículos absolutamente enormes, sendo o maior deles o Lun, de 73 metros, construído em 1987. A ideia era cruzar o pacífico em alta velocidade, mantendo-se baixo o bastante para evitar a detecção pelos radares. Recheado de soldados soviéticos e equipado com seis lançadores de mísseis, ele poderia atacar furtivamente os EUA. Os ecranoplanos não são mais o meio de transporte com a melhor relação custo / benefício, mas ainda são impressionantes. Crédito da foto: Stock Archives of Soviet Navy/Wikipedia

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