Recentemente o mundo dos carros perdeu uma de suas mais brilhantes mentes quando Sergio Pininfarina morreu em Turim aos 85 anos. Como se sabe, Pininfarina conduziu por 50 anos o estúdio de design fundado por seu pai. Com sua direção criativa e uma intensa atenção aos detalhes, a Pininfarina projetaria carros impressionantes e inesquecíveis para a Ferrari, Alfa Romeo e até mesmo para a Volvo.
Apesar de as listas de projetos mais bonitos de Sergio geralmente misturarem rascunhos próprios com designs criados pelo estúdio Pininfarina, sempre que vejo uma lista dessas, acabo deslumbrado. E não é por pouco: além dos populares Peugeots e Lancias, Sergio desenhou ou supervisionou alguns dos carros mais bonitos de todos os tempos. O tipo de carro que circula por nossos sonhos.
Vamos parar um momento para admirar alguns exemplares de suas grandes obras.
Fiat 124 Sport Spider
“Simplicidade elegante” é o que vem à cabeça quando vejo este pequeno roadster da Fiat. Quando você olha para ele é difícil dizer em qual década ele foi produzido: ele incorpora elementos das décadas de 50 e 60 sem parecer datado. Talvez seja por isso que a Fiat conseguiu construir o carro por quase 20 anos, de 1966 e 1985. Crédito da foto: drew_anywhere
Alfa Romeo Spider
A Pininfarina tem algo especial por spiders. Este projeto, de meados da década de 60, é ainda mais icônico que o roadster da Fiat. Eu adoro suas formas elegantes, os paineis côncavos das laterais, e a forma como o cuore da Alfa Romeo se encaixa na dianteira sem parecer intrusiva. Crédito da foto: Count Rushmore
“Ferrari” Dino 206
Este foi o primeiro carro de motor central da Ferrari (mesmo que ele tecnicamente não seja uma Ferrari), e Sergio Pininfarina foi uma forte influência para a adoção dessa configuração. Como se sabe, Enzo Ferrari achava que o motor central poderia ser perigoso para seus clientes, mas a Pininfarina conseguiu a aprovação depois da decisão de que o carro teria um V6 em vez de um imenso V12. Ainda é um carro sedutor e divertido com seus para-lamas curvilíneos e bico achatado. Crédito da foto: RaceCarBuzz
Ferrari Testarossa
Se você perguntar à maioria das pessoas como é uma Ferrari, é na Testarossa que elas pensarão. Graças à sua presença marcante nos posteres de nossos quartos e em Miami Vice, a “cabeça vermelha” continua um dos ícones de Maranello. Há alguns elementos de design bem característicos aqui, como os faróis escamoteáveis, os para-lamas traseiros e, claro, as fendas laterais. Creio que envelheceu melhor que qualquer outro carro dos anos 80. Crédito da foto: kenjonbro
Ferrari F40
A F40 pode ter 25 anos hoje, mas ela é o carro mais f*** que a Ferrari já fez. Sergio Pininfarina foi o designer-chefe desta demonstração sem cerimônias de como fazer um carro f***, e ele talvez seja sua obra-prima. Quanto ao estilo, predomina a enorme asa traseira, corpo baixo e largo e a dianteira sutilmente curvada. Um conjunto violento e bonito ao mesmo tempo. Crédito da foto: Furlined
Peugeot 504 Coupé
Enquanto Citroen e Renault vendiam carros com linhas excêntricas e entre-eixos direito diferente do esquerdo, a Peugeot temperava o charme francês com a lascividade das curvas italianas. O 504 foi o melhor representante dessa fase sedutora da marca, que vem retornando aos poucos desde o lançamento do 406 Coupé, também desenhado pela Pininfarina.
Cadillac Allanté
Quando a Cadillac decidiu que precisava renovar sua imagem de luxo e elegância para encarar os concorrentes europeus que começaram a conquistar os americanos, a cúpula da GM ligou para a Itália e encomendou um roadster de luxo a Sérgio Pininfarina. O resultado foi o Cadillac Allanté, que só não foi um carro brilhante por culpa dos americanos que colocaram um V8 de 170 cv e tração dianteira. De sua parte, Pininfarina caprichou.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.