A Mazda está próxima de injetar alguns truques dos carros conceito à linha 6 – novo sedã familiar Takeri, com linhas agressivas visto no início do ano no Salão de Tóquio. Apenas pequenos detalhes como maçanetas e espelhos deverão mudar, de acordo com nossos especialistas em estilo e design.
Mas não é apenas no visual que as mudanças serão notadas no novo Mazda 6. Ele é o segundo modelo de produção fabricado sob a filosofia SkyActiv, onde cada grama de peso economizado é uma vitória, métodos que vêm sendo aplicados desde o MX-5, quando começou essa obsessão. Ela consiste numa arquitetura modular de baixo peso, impulsionada por motores a gasolina e diesel de alta eficiência, que a Mazda afirma terem marcas próximas de modelos híbridos, mas sem o incômodo das pesadas baterias. O motor 2.2 l do Takeri gera 173 cv e 42,8 kgfm e a Mazda divulga emissões de apenas 104 g CO2/km.
Toda essa eficiência deverá estar presente no novo 6, além de alguns itens SkyActiv, como sistema stop/start, componentes de baixo atrito e freios regenerativos. Apelidado de i-ELOOP, este sistema de freio armazena eletricidade gerada nas freadas num capacitor, que alimenta os sistemas elétricos do carro, economizando bateria e prometendo economia de 10% no consumo de combustível.
Espere para ver o novo Mazda 6 no Salão de Paris deste ano e comercialização a partir de 2013 na Europa. Duas opções de carrocerias serão novamente oferecidas – um hatch cinco portas e uma versão station wagon – com preços estimados a partir de R$ 50 mil (na Europa) para as versões de entrada.
A Mazda pode estar numa fase de prejuízo global, mas mostra de forma concreta que trabalha para reconquistar os consumidores que migraram principalmente para a Ford e GM – e outros tantos para VW e Honda - devido a falta de opções na marca. O novo CX-5 é o início dos novos lançamentos, que será seguido pelo novo 6 e até 2016 todos os modelos de sua linha terão sido substituídos.
À venda: Fev 2013 na Europa
LINHA: Hatch 5 portas e station wagon
Motores: 2.2 Turbo-diesel de 170 cv e 110 g CO2/km
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