16 de abr. de 2012

Chevrolet Cobalt 1.8 traz visual diferenciado e apenas 108 cv



Desde quando foi lançado no mercado brasileiro, em outubro do ano passado, o Chevrolet Cobalt  carecia de um motor mais potente. O conhecido propulsor 1.4 Econo.Flex – presente em quase todos os modelos abaixo de R$ 50 mil da marca no País – não é o suficiente para empurrar seus 1.073 kg, sem contar os peso dos passageiros e das bagagens, já que o modelo tem proposta familiar. Quando ligado o ar-condicionado, a situação era ainda pior.
Porém, a Chevrolet  oferecerá a partir de junho aos consumidores uma versão mais potente do automóvel, equipada com o antigo motor 1.8, que recebeu mudanças para se tornar um integrante da linha Econo.Flex. Associado ao bloco estará o câmbio automático de seis velocidades, oriundo doCruze. A montadora, inclusive, expõe o Cobalt LTZ 1.8 automático em seu estande no Reatech, evento voltado para reabilitação, inclusão e acessibilidade, que acontece em São Paulo.

A unidade estava lá, como mostram as imagens publicadas pelo site Blogauto, exibindo sua pintura Bege Desert e seu visual atualizado, com faróis e lanternas com máscara negra, rodas diferenciadas e um aplique que simula um spoiler na tampa do porta-malas. No interior, o modelo exibe seu volante multifuncional e a manopla do câmbio, que tem desenho convencional e lembra os CVT.
Mas ao visualizar uma prévia da ficha técnica exposta ao lado do carro, o motor 1.8 revelou certa decepção. Com oito válvulas, o bloco do sedã possui apenas 108 cv de potência quando abastecido com etanol e 106 cv com gasolina. Essa potência é praticamente a mesma do 1.4. No entanto, a vantagem está no torque, que é de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina. O propulsor menor rende 13 e 12,8 kgfm, respectivamente. Com isso, o Chevrolet Cobalt 1.8 deverá ser melhor nas retomadas.

Ainda não se sabe se o câmbio manual de cinco marchas será oferecido com este motor no Cobalt.
De acordo com um funcionário da GM presente no estande, o Cobalt 1.8 custará entre R$ 35 mil e R$ 39 mil para pessoas com deficiência. Segundo o folheto, o carro vem de série com “ar condicionado com controle eletrônico de recirculação, Direção hidráulica, trio elétrico, chave canivete, airbags frontais, freios com ABS e EBD, piloto automático, rádio com Bluetooth, computador de bordo e rodas aro 15”.


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