12 de mar. de 2012

Sobre carros e mulheres



Sim, o Dia Internacional das Mulheres foi no último dia 8 de Março, mas desta vez as homenagens foram especiais: Major carioca brasileira que inaugurou o comando da primeira UPP no Rio recebendo prêmio das mãos de Hillary Clinton nos EUA, matéria especial aqui no NA sobre os dez carros mais comprados por elas e o mais interessante:
A divulgação, em outro post do NA, de evento a ser realizado próxima terça-feira, dia 13 de março. Trata-se de um desfile com os carros antigos e suas proprietárias ao volante, no Sambódromo do Anhembi em São Paulo. Pois é, elas estão com tudo!
Não sei se eu que estive mais atento este ano, mas o dia começou com homenagens: primeiros posts de amigos no twitter eram cumprimentos ou comentários sobre a data. A seguir, chega a empregada, que eu cumprimento sincera e calorosamente. E minha sobrinha Carol, de sete anos que vê e faz o mesmo, exige ser cumprimentada também pois é uma mulher “só que pequena”. É justo!
E assim passa-se o dia: no banco, no supermercado, nas empresas, na TV. E por falar em TV, claro que a Presidenta(e) Dilma faz um pronunciamento, interrompendo o programa do Chaves que…acreditem ou não, também abordava o tema. Neste dia Chiquinha surpreende o pai, Seu Madruga, dizendo-lhe que desta vez não estava do lado dele e sim de Dona Florinda que havia lhe dado uma bela bofetada.
E sobre as mulheres e os carros, as ligações têm sido cada vez mais íntimas e pessoais: além de consumidoras e vendedoras, também fazem trabalho de mecânico. Há cerca de uma década, concessionárias Citroёn no Brasil têm investido na contratação de mulheres para suas oficinas.
E não se arrependem: foi consTatado que elas têm ótima sensibilidade para detectar ruídos e são organizadas e limpas, guardando parafusos de diferentes tamanhos em recipientes plásticos próprios sem misturá-los ou perdê-los, por exemplo.
E na indústria automobilística em geral, cada vez mais elas ocupam postos na Engenharia. E são figuras fáceis em sessões como Color & Trim, responsáveis por cores e texturas de tecidos e outros materiais internos, como revestimentos de painel e volante e cuidando dos cheiros. Isso mesmo: as montadoras tem profissionais treinados para que o perfume mais admirado pelo dono de um carrozero Km não desaponte: o cheiro de carro novo. E daí para a Presidência: Grace Lieblein é a atual presidente da GM do Brasil, que também teve Denise Johnson no mesmo posto.
E aos 35 anos, a portuguesa Ana Isabel Fernandes tem um desafio enorme pela frente. vai comandar a maior fábrica do Grupo Peugeot-Citröen (PSA) na América Latina, a de Porto Real no Rio de Janeiro. Neste mundo ainda machista, notícias assim podem surpreender, mas a ligação das mulheres com o mundo dos carros não vem de hoje.
Mesmo no Brasil. O Santa Matilde foi desenhado por uma jovem, filha do dono da empresa de vagões que resolveu fazer carros. E outra jovem se empenha para trazer o Miura de volta. Nas competições, mesmo na categoria top, a Fórmula 1, cinco mulheres já pilotaram em grandes prêmios.
Destaque para a napolitana Maria Teresa de Filippis que participou de três GPs e Lella Lombardi, também italiana, que conseguiu pontuar. Brasileira na Fórmula 1 não houve, mas temos atualmente Bia Figueiredo na Indy.
E no dia-a-dia, no trânsito das cidades, as damas dirigem táxis, ônibus e caminhões, desfilam comcarros tunados e aceleram as motocas. É difícil passar um dia sem ver um capacete rosa no trânisto, não é?
E no que se refere a carro e lazer, faça um teste: compareça aos eventos de tuning, som, motociclismo e automobilismo que você as verá lá com suas máquinas! E como elas se comportam no trânsito? Segundo as seguradoras, bem. São cautelosas, pois muitas das vezes carregam crianças, levam manutenção mais a sério e acreditam mais nos manuais, o que contribui para que suas apólices fiquem mais baratas que a dos homens.
E neste ponto da matéria, alguns marmanjos que não resistem já devem se perguntar: “- E a cozinha, quem pilota?”. Elas também. E cada vez mais como renomadas Chefs, ofício que chegou a ser dominado quase totalmente por homens.
Não importa: no trânsito, na cozinha, na construção civil erguendo estádios para a Copa, nas montadoras, na política, na economia e nas nossas casas…as mulheres são indispensáveis! E querem igualdade, não privilégios. Por isso acredito que não gostariam de ter um carro feminino, projetado especialmente para elas.
Muita garra, versatilidade e sinceridade são qualidades femininas. Defeitos são vários, mas sendo humanas como nós homens, relevamos. E lembremos de Pepeu Gomes e sua corajosa música Masculino e Feminino, a qual dizia que “Ser um homem feminino, Não fere o meu lado masculino. Se Deus é menina e menino, Sou Masculino e Feminino…”
E para finalizar, do país onde se faz Audi, Mercedes e BMW, a Alemanha, vem Angela Merkel, Primeira-Ministra que fez por evitar uma catástrofe econômica mundial ao tecer um plano para salvar a economia da Europa e Grécia em especial. E a aceitação da proposta de Angela por todos os credores gregos aconteceu justo em 8 de Março.
Mais do que coincidência, um dom. Administrar crises e dinheiro seria outro dom feminino. Segundo o bengali Muhammad Yunus, Nobel da Paz em 2006 e dono do Grameen Bank, banco voltado ao microcrédito, em países onde há muita pobreza, como Bangladesh, Índia, África e Brasil, a solução para o fim da fome no mundo está com as mulheres, que segundo ele administram melhor o dinheiro, não gastam em bebida e honram o pagamento das parcelas. Viu só? Nem tudo é o que parece!

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...