6 de fev. de 2012

WRC – Competição com carros de verdade



A velocidade da Fórmula 1 e das principais categorias do automobilismo realmente aproxima os amantes do universo automotivo à emoção do esporte. Mas, para a maioria deles, que enfrenta o trânsito do dia a dia, as dificuldades do asfalto, da terra, da lama e até da neve, além de conviver com problemas mecânicos de seu carro, as cenas que assistem nos autódromos pelo mundo estão muito longe da realidade. E as características dos carros então, mais ainda.
Por essas e outras, vale muito a pena acompanhar o WRC, Campeonato Mundial de Rally, onde os carros que aceleram pelas ruas e estradas ao redor do mundo são os mesmo que podem ser comprados por mim e por você. Na última edição, 13 etapas, disputadas em países como Argentina, Portugal, País de Gales, Austrália, Alemanha, França, entre outros, receberam carros como o MINI Super 2000, o Ford Fiesta, o MINI John Cooper e o grande campeão da temporada, o Citroën DS3, que por sinal, chega ao Brasil neste ano. Em edições anteriores, carros como o Citroën C4, o Ford Focus e o Subaru Impreza já aceleraram pelas estradas do mundo inteiro.
O que realmente chama a atenção na categoria e, inclusive gera uma grande adesão de torcedores principalmente na Europa, é possível ver os carros que participam do WRC não só nas pistas de cascalho, asfalto e neve, mas também em qualquer semáforo nas ruas de todo o mundo.
A edição de 2011 teve como atração justamente a estreia do DS3, o novo compacto de luxo da Citroën. O novo modelo, que chegará às ruas do Brasil no primeiro semestre de 2012, já teve um ótimo desempenho em sua primeira participação na modalidade. Já na abertura da temporada, na prova da Suécia, os quatro DS3’s presentes na etapa terminaram entre os oito primeiros colocados.
E no restante da competição não foi diferente. O francês Sebastien Loeb, que pilota um Citroën DS3, conseguiu explorar toda a capacidade do carro e, após as 13 etapas da competição, sagrou-se campeão. O DS3 tem motorização 1.4 e 1.6, chegando até 155 cavalos, com câmbio automático ou manual. Na Europa, possui versões de variam de 1397cc a 1598cc, ambas com quatro cilindros em linha, chegando a uma velocidade máxima de 240 km/h em sua versão mais top, a mesma usada no WRC.


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