O novo Aston Martin é empurrado pelo V12 de 6.0 litros, já conhecido de outros modelos da marca. Mas, para o novo carro, o propulsor foi calibrado para 490 cv e bons 57,8 kgfm de torque enviados às rodas traseiras por um câmbio automatizado de embreagem simples e seis marchas.
Mas é o design a parte mais cativante do modelo. Mesmo muito parecido com outros carros da marca, o Virage tem personalidade própria, com traços mais finos e um porte ainda mais elegante. O modelo parece menos “musculoso” que o V12 Vantage e é menor e mais prático que o DB9, além de mais “manso” que o DBS – o que o deixa muito mais adaptado no dia a dia.
O modelo é iluminado pela aura especial dos Aston Martin e recende refinamento. É verdade que o Virage não traz as mais recentes inovações tecnológicas. Mas mantém a fabricação artesanal. O que faz toda a diferença.
Impressões ao dirigir – Rei da estrada
Frankfurt/Alemanha – O Virage surpreende pelo comportamento dócil na cidade. O poderoso motor V12 de 6.0 litros sussurra sob o capô em rotações mais baixas e quase não se faz ouvir. O câmbio se adapta bem a uma condução tranquila e as trocas de marcha são quase imperceptíveis.
No entanto, seu habitat natural é a estrada. O Virage brinda os ocupantes com a sinfonia produzida pelo motor em rotações mais altas, que se torna um rugido feroz quando o ponteiro do conta-giros se aproxima do limite. Quando dirigido em estradas escorregadias, convém não desligar o controle de estabilidade, sob pena de o carro pregar algum susto no motorista que ousar manobras mais arriscadas. Mas, mesmo assim, o Virage se mostrou um carro muito equilibrado, ágil e preciso.
É fácil se acostumar com a direção muito direta, com os freios de cerâmica e com o comportamento de um carro com tração traseira e 490 cv. O motor tem respostas sempre prontas aos comandos do acelerador, e é capaz de fazer o corpo “grudar” no banco, quando o pedal é pressionado até o fundo.
Com algum tempo de convivência, o modelo também mostra ainda mais seu conforto a bordo, mesmo em velocidades mais altas, graças às marchas mais longas, que acabam por sossegar o motor em ritmo de cruzeiro na estrada.
Mas é claro que nem tudo é perfeito. O Virage se ressente da falta de um câmbio de dupla embreagem e tem um comportamento algo hesitante com o modo totalmente automático da transmissão. E os 12 cilindros também consomem bastante combustível. O consumo médio pode ficar além dos 4 km/l, caso se queira extrair tudo o que o motor é capaz de entregar.
Ficha Técnica - Aston Martin Virage
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.935 cm³, doze cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado com seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 490 cv entre a 6.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,6 segundos.
Velocidade máxima: 299 km/h.
Torque máximo: 57,6 kgfm a 5.750 rpm.
Diâmetro e curso: 89,0 mm X 79,5 mm. Taxa de compressão: 10,9:1.
Suspensão: Dianteira independente com triângulos sobrepostos em alumínio com amortecedores adaptativos. Traseira do tipo independente com triângulos sobrepostos e amortecedores adaptativos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/35 R20 na frente e 295/30 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados de cerâmica nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e quatro lugares. Com 4,70 metros de comprimento, 2,06 m de largura, 1,28 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.785 kg.
Capacidade do porta-malas: 184 litros.
Tanque de combustível: 78 litros.
Produção: Gaydon, Inglaterra
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço na Europa: 248.750 euros (equivalentes a R$ 560 mil).
Preço no Brasil: R$ 1,06 milhão.
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