4 de set. de 2012

Desvendando os sedãs médios: Peugeot 408 THP

Pug


Agora chegou a vez do primeiro concorrente francês, produzido na Argentina. O 408 foi lançado no ano passado e se revelou uma boa opção para a marca, que não tinha algo muito interessante para encarar a concorrência no segmento.
A versão cedida pela Peugeot foi a Griffe THP. É aí que as coisas ficam mais divertidas. As demais versões utilizam o motor de 2 litros aspirado e contam com a transmissão de quatro velocidades, mesmo conjunto do Citroën C4 Pallas. Mas nesse caso temos algo – bem – mais divertido para utilizar durante a semana.
A THP utiliza um motor conhecido e desenvolvido em parceria com a BMW. O pequeno tem 1,6 litro, 16 válvulas e injeção direta de combustível, entregando 165 cv a 6.000 rpm, com torque de 24,5 kgfm. A boa notícia é que a força está disponível desde os 1.400 giros.
O motor pode ser encontrado em várias opções do mercado. Na Peugeot ele equipa o 508, 3008 e o esportivo RCZ (esse está na pauta). Na MINI, por outro lado, todas as versões turbinadas, enquanto que na BMW o novato 118i recebeu o tempero. Ah, faltou falar do novíssimo Citroën DS3.
Vamos aos detalhes. Externamente não existe nenhum logotipo identificando a versão, apenas o desenho diferenciado das rodas de 17 polegadas. Isso significa que muita gente vai ficar pra trás achando que este é o sedã mais comportado. Ledo engano.
A marca francesa caprichou em alguns detalhes, como os cromados nos pára-choques, o que conferiu ao carro um toque de elegância realmente notável. As linhas são harmônicas e o desenho linear. Só as falsas ponteiras de escapamento eu deixaria de lado. Não faz diferença nesse carro.
Por dentro o conforto se sobressai. Quem viaja atrás tem espaço de sobra e a saída de ventilação central, algo que os dois adversários já mostrados não apresentam nem como opcional. Já na frente o painel com fundo branco, bem como alguns detalhes de acabamento.
A tela central se levanta assim que a ignição é ligada, com GPS integrado e as estações de rádio. Só achei um pouco confuso o sistema adotado para os comandos de áudio no volante. Quando você quer abaixar o som acaba mudando de emissora. É um detalhes, mas seria bom o reposicionamento para o volante.
No quesito desempenho temos boas notas. Apesar do peso ele acelera com disposição. Os números comprovam essa elasticidade: 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 213 km/h. Não falei que alguns motoristas ficariam surpresos na saída do semáforo?
Em nossa lista de opções ainda temos outros concorrentes de peso. A isenção do IPI fez com que essa versão saísse por um preço interessante (dentro dos padrões brasileiros). Agora resta esperar pelo único turbinado que faz frente ao THP: o Jetta TSI.

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