27 de jun. de 2012

Reformar pneu: o que você acha desta prática?



Pneus são itens relativamente caros, hoje em dia. Mesmo que a pessoa tenha um carro com mais idade, com valor de mercado já reduzido por conta de vários anos de depreciação, a conta dos pneus é a mesma, quer seja um carro barato ou caro.
Não é difícil encontrar carros onde a conta de quatro pneus ultrapassa 1.400 reais, algo que pesa no orçamento. Por causa disso, muitos tem apelado para a reforma de pneus, atividade que segundo a empresa NSA é regulamentada e fiscalizada pelo Inmetro, significando 50% de economia no bolso.
Só que aí entram outras afirmações que fica difícil comprovar: “metade do preço e com a mesma segurança, economia e, ao mesmo tempo, sustentável.” É claro que a reforma de pneus de passeio representa uma redução na quantidade de petróleo utilizada na fabricação de um novo e também retarda o desgaste do pneu, mas muitos consumidores duvidam de que um pneu reformado ou recapeado tenha a mesma segurança de um novo.
O Inmetro regulamenta a reforma de pneus de passeio no Brasil, obrigatoriedade estabelecida em 2008. O país segue critérios estabelecidos pela NBR NM 225 (Norma MERCOSUL) no que se refere às condições que o pneu deve estar para ser submetido à reforma, e a ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros) no que diz respeito aos testes que devem ser realizados nos pneus para concessão do seu registro junto ao Inmetro.
O processo de reforma do pneu engloba limpeza, exame inicial, raspa, escariação, aplicação de conserto (quando necessário), aplicação de cola, preenchimento, preparação e aplicação da banda de rodagem/camElback, vulcanização e exame inicial.
O que você acha do uso de pneus reformados. Faria isso no seu carro em nome da economia?
Seguem algumas dicas para aumentar a vida útil de seu pneu, reformado ou não:
- Calibragem adequada e periódica, sempre obedecendo as recomendações técnicas do fabricante da carcaça
- Reparos e consertos corretos quando o pneu sofre danos, como furo e cortes
- Evitar impactos na banda de rodagem e lateral do pneu
- Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km
- Fazer rodízio de pneus para assegurar o desgaste por igual tambem a cada 10 mil km
- Não passar do índice de velocidade recomendado, pois um dos inimigos do pneu é a velocidade, seja ele novo ou reformado

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...