28 de jun. de 2012

Honda City e JAC J5: duelo dos asiáticos de R$50 mil






No segmento de sedãs na faixa de R$ 50 mil existem duas opções interessantes para o consumidor: Honda City e JAC J5. A dupla asiática oferece bons argumentos para o consumidor levá-los para sua garagem. O japonês Honda City é feito no Brasil – em Sumaré/SP – e está há mais tempo no Brasil, desde 2009. Já o chinês JAC J5 chegou este ano ao País, mas ainda é importado.
Honda City é derivado da plataforma do monovolume Fit, compartilhando assim muitos componentes com o compacto, inclusive, o incomum tanque de combustível sob os bancos dianteiros. Já o JAC J5 foi desenvolvido sobre uma nova plataforma e surgiu como um conceito chamado B18 em 2008, no Salão de Pequim. No entanto, somente a partir de 2010 se tornou realidade na China.


O sedã da Honda tem tamanho compacto (4,40 metros), mas bom espaço interno e porta-malas generoso (506 litros). O três volumes da JAC Motors tem tamanho médio (4,59 metros) com excelente espaço interno e porta-malas na média da categoria (460 litros).
A maior diferença entre eles está justamente no tamanho. Maior, o J5 supera o City em espaço interno, graças à maior distância entre eixos. São 2,71 metros do J5 contra 2,55 do City. No entanto, o japonês ganha no espaço do porta-malas.

O sedã da Honda tem tamanho compacto (4,40 metros), mas bom espaço interno e porta-malas generoso (506 litros). O três volumes da JAC Motors tem tamanho médio (4,59 metros) com excelente espaço interno e porta-malas na média da categoria (460 litros).
A maior diferença entre eles está justamente no tamanho. Maior, o J5 supera o City em espaço interno, graças à maior distância entre eixos. São 2,71 metros do J5 contra 2,55 do City. No entanto, o japonês ganha no espaço do porta-malas.

O estilo em ambos é moderno e agradável, sem tendências exageradas ou apelo visual esportivo para cativar o público jovem. Os dois servem melhor aos consumidores de maior faixa etária. O City recebeu face-lift recentemente, mas isso pouco alterou seu visual original.
Os dois sedãs possuem motorização 1.5. O Honda City tem motor 1.5 i-VTEC Flex com até 116 cv no etanol e 14,8 kgfm, já o JAC J5 tem motor 1.5 16V VVT de 125 cv e 15,4 kgfm. Em termos de desempenho, os dois são equivalentes em relação peso x potência, mas se exige um pouco mais do motor no J5 devido a sua massa maior, o que não significa perda de desempenho.

O consumo urbano do Honda City na Avaliação NA feita em 2010 acusou 8,2 km/litro (gasolina) na cidade e 12,8 km/litro na estrada com ar condicionado ligado (14,2 km/litro com ar desligado). Já o JAC J5 em avaliação semelhante, fez 10 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada com ar condiciona ligado.
Ambos possuem boa dirigibilidade, apesar da leveza excessiva do J5 em altas velocidades. Já oHonda City não deveria ter o tanque sob o banco do condutor, já que em caso de pessoas mais altas, torna obrigatório o recuo e reclinação do banco para não encostar a cabeça no teto.

O acabamento no JAC J5 é bom, mas o Honda City tem melhor qualidade e montagem. Mesmo assim, ambos não desapontam em habitabilidade. O J5 tem detalhes em Black Piano e painel em plástico emborrachado, causando boa impressão. O City tem materiais de melhor qualidade, mas muitos plásticos duros.
Entre os itens oferecidos, o Honda City se destaca mais por ter opção de transmissão automática (ainda inexistente no JAC J5 vendido por aqui) e controle de cruzeiro com comandos no volante. O JAC J5 tem freio a disco nas quatro rodas e faróis com regulagem elétrica.

Ar condicionado digital, trio elétrico, airbag duplo, ABS/EDB, CD/MP3/USB integrado,sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16, entre outros, são oferecidos nos dois modelos.
JAC J5 tem preço sugerido de R$ 49.990 (IPI reduzido) e tem como opcionais rodas de liga leve aro 17 e bancos em couro. Já o Honda City está disponível nas versões DX, LX e EX. A primeira é a única comparável em preço ao J5: R$49.610.

A versão LX custa R$54.580 na versão manual ou R$57.550 na opção automática. Já a EX sai por R$ 61.860. Esta última é a versão que mais se aproxima da igualdade com o JAC J5, embora tenha somente transmissão automática e controle de cruzeiro, os destaques em relação ao sedã chinês.
Para não ficar em dúvida entre um e outro, bem como para conhecer ainda mais cada um deles, confira a Avaliação NA com JAC J5 e Honda City. Abaixo, galeria de fotos dos modelos HondaCity e JAC J5.
Galeria de fotos do Honda City e do JAC J5:































0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...