Ontem eu fui ao circuito de Spa-Francorchamp ver as apresentações do Renault World Series. Hoje também haverá apresentações, mas decidi ir ontem por causa do clima, pois estava com sol mas hoje devera chover o dia todo, um dia tipicamente belga com temperaturas entre 9 e 18 graus.
Havia uma pequena exposição de carros da Dacia, e pude ver a Lodgy, a perua que certamente ira substituir a finada Grand Tour. Ela segue o padrão do Logan, acabamento interno compatível com a proposta de carro de baixo custo. Vi duas versões, uma de 7 e outra de 5 lugares. Nesta ultima versão o porta malas impressiona pelo tamanho, realmente é grande. A versão mostrada na foto custa 9900 euros, pouco mais de R$ 26.000,00.
As fotos dos caminhões da Renault são apenas para mostrar a alguns leitores que aRenault também fabrica caminhões pesados, creio que muito ignoram este fato. O barulho dos carros de corrida é fantástico, só estando ao vivo para entender o que eu digo. De qualquer forma o áudio das filmagens ficou ate razoável e da pra ter uma ideia.
Interessante perceber que o som sempre chega antes, e antes de se ver os carros por causa de uma curva logo antes do grid de margada, a gente escuta um barulho que parece um enxame de abelhas, muito legal. Quanto mais potente o carro, mais agudo é o som, chegando a incomodar e por este motivo muita gente usa protetor auricular.
Vou falar agora sobre os carros que tenho visto nas ruas. Na cidade onde estou, Gent (Flandres) percebi a presença forte das peruas. Praticamente todo carro tem uma versão perua, ate do Clio eu vi uma! As marcas são varias, mas chamam a atenção as peruas da Audi, Mercedes, e Peugeot.
Em seguida vem os hatches e os carros compactos, a presença de sedans é mais rara. Interessante a pouca frequência de Corolla, Cruze, Civic sedan (vi mais do hatch), Fluence , etc. Vi muitos Alfa Romeu Giulietta, deve ser um bom carro e custa a partir de 14.000 euros.
Alias, por falar em preços, fiz uma lista para deixar a todos nós brasileiros mais chateados ainda. É bom lembrar que 1500 euros é um salario comum, tipo de caixa de supermercado (apenas para exemplificar, não me levem a mal). Os preços (em euros) são da revista AutoWereld, edição de junho :
- Audi A1 1.4 TFSI : 19.150
- Audi Q3 : 32.000
- Audi TT 1.8 TFSI : 31.510
- Citroën C3 1.1 : 12.975
- Citroën DS3 1.2 VTI : 15.675 ( 1.6 THP = 21.175)
- Citroën C5 1.6 THP : 29.185
- Logan 1.2 : 6.500
- Sandero 1.2 : 7.450
- Duster 1.6 : 11.900
- Fiat 500 0.9 Twinair : 13650
- Punto 1.4 : 13800
- Bravo 1.4 : 16650
- Ford Ka 1.2 : 9500
- Focus 1.0 EcoBoost : 18500
- Focus 2.0 : 25100
- Honda Jazz (FIT) 1.4 : 16190
- Hoda Civic 1.8 : 21490
- Honda CRV 2.0 : 25990
- Hyundai i30 1.6 : 20000
- Hyundai Veloster : 21699
- Hyundai iX35 2.0 : 24449
- Nissan Juke 1.6 : 16890
- Peugeot 208 1.0 : 12480
- Peugeot 308 GTI : 27280
- Peugeot RCZ 1.6 THP : 27630
- Renault Clio 1.2 : 13300
- Fluence 1.6 : 19800
- Megane CC 2.0 : 30600
- Toyota Corolla 1.3 : 17080 (2.0 = 22990)
- VW Golf 1.2 TSI : 19190
- VW Jetta 1.2 TSI : 21270 (2.0 = 25130)
- GM Cruze 2.0 : 20249
Mudando de assunto, e falando de transito. A foto é de uma rua importante com um fluxo grande de veículos. Observem um espaço para estacionamento de uma lado, e que existem duas faixas vermelhas para bicicletas. Pode-se e em cima destas faixas, mas se tiver um ciclista a gente vai atrás, nao importa se é carro, ônibus ou caminhão. A rua é estreita e de mão dupla.
Atravessar só na faixa de pedestres, e pode-se ser multado caso faca diferente. Se você causar um acidente por estar fora da faixa ira pagar o conserto do carro. Por outro lado, basta colocar o pé na faixa que o veiculo para, os belguinhas nem olham, chegam e vão atravessando pois sabem que o motorista tem que parar. Eu não estou acostumado e sempre espero para ver se o cara vai parar mesmo!
Estranho também é ficar parado em frente a um sinal vermelho sem poder atravessar, olha-se para os dois lados e não há nenhum carro a vista, mas mesmo assim fica-se lá parado. Dá uma vontade de atravessar… Não existe trocador, compra-se uma cartão que permite varias viagens. A passagem custa cerca de 90 centavos (de euro) e deve-se validar o ticket em uma maquina dentro do ônibus.
O motorista só dirige, não se preocupa em saber se você pagou ou não. De vez em quando entra um fiscal no ônibus e verifica se todos os passageiros pagaram. Caso você não tenha pago, a multa é de 75 euros na primeira vez, e de 200 euros na segunda. OK, pode pensarem em não pagar a multa, mas eis o mais interessante: aqui tudo funciona e você certamente irá pagar a multa!
Abraços,
Por Geraldo Magela, especial para o NA
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.