Um ano depois de termos avaliado o Honda CR-V aqui no NA, o modelo está novamente dentro de nossos testes, mas desta vez em sua nova geração. É bem interessante notar a evolução de um utilitário que já tinha muitas qualidades. E será também interessante avaliar o modelo em uma versão mais simples, não a top de linha, como fizemos na primeira avaliação.
O Honda CR-V 2012 é vendido em duas versões, LX e EXL, bem separadas no preço e no conteúdo, como já acontecia anteriormente. Se no visual o CR-V continuou bem parecido com o que já era, nos equipamentos de série e nos preços o modelo também não mudou muita coisa.
A unidade cedida pela Honda a nós é a LX com câmbio automático, que foi lançada com preços na casa dos 87.000 reais, sofreu um salgado aumento de preços logo depois, beirando os 92.000 reais, e então caiu para 86.915 reais com a redução do IPI que vigora até 31 de agosto. Aliás, foram aumentos de preço deste modelo e também do Fiat 500, por exemplo, que nos fazem achar que as montadoras já sabiam de alguma forma que seria feita uma redução de IPI. Aumenta agora, baixa um pouco depois, e fica tudo bem.
Só que ao mesmo tempo que o CR-V é um carro mal equipado para o preço pedido (assim como todos os outros modelos da Honda no Brasil), temos um visual bem mais interessante que o CR-V da terceira geração, que avaliamos no ano passado.
Em 2011, o CR-V já tinha um visual datado se colocado ao lado de qualquer um de seus concorrentes. Em pleno 2012, via-se que era urgente uma atualização visual, mesmo vendendo relativamente bem. E eis que a nova geração vem para resolver isso com destreza: tanto a dianteira quanto a traseira ficaram bem mais interessantes.
Na frente, o Honda CR-V 2012 ficou bem mais moderno, tanto por conta do formato geral da dianteira quanto pelos faróis modernos, com facho do tipo canhão. A marca japonesa conseguiu um visual que não deixa a falta do farol de neblina aparecer tanto.
Mesmo sendo a versão mais simples, LX, não parece tanto um carro de entrada, o que sem dúvida era percebido no CR-V mais simples da geração passada. E na traseira, temos aquele visual de Volvo XC60, que mesmo sendo muito parecido com a traseira do modelo concorrente, não tem nenhum defeito aparente, pelo menos em minha opinião.
Muito pelo contrário, o visual ali é tão harmonioso quanto na dianteira. Ou seja, o HondaCR-V 2012 começa com o pé direito em nossa avaliação. Vejamos se no interior ele continua com tantas qualidades…
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