26 de mai. de 2012

Setor de duas rodas passa por momento ruim



Como o setor de produção de carros, o de motos também está passando por maus momentos. Segundo o Sindicato dos Metalurgicos do Amazonas, 35% das demissões registradas na Zona Franca de Manaus foram feitas pelo setor, que registra queda nas vendas.

Comparando o primeiro quadrimestre deste ano com o do ano anterior, o número de demissões dobrou, passando de 4342 para 8673. Claro que o problema não está apenas na economia de modo geral, mas também na escolha que o país fez ao mandar fábricas para uma região inapropriada para a produção de bens que exigem peças de locais distantes.

As fábricas estão sofrendo com a queda nas vendas e com a concorrência chinesa, que tem custo de produção menor e estão melhorando seus produtos. Para os empresários brasileiros a solução é demitir, mas os sindicatos estão reagindo e fazendo com que as fábricas concedam folgas e férias coletivas antecipadas aos seus funcionários. Mesmo assim é impossível não mandar gente para casa. Honda, Yamaha, Dafra, Kasinski e outras empresas mantém linhas de produção na Zona Franca de Manaus.

As empresas que precisam de matéria-prima e componentes produzidas em outras regiões do país ou do mundo têm que arcar com os custos de transportes para um local praticamente isolado do Brasil. A ZFM acaba sendo uma "vantagem" para os chineses, que podem trazer seus produtos e escapar dos custo de produção brasileiro.

De acordo com dados publicados pela Abraciclo e fornecidos pelas suas associadas, o mercado de atacado (de fábricas para concessionárias) no mês de Abril deste ano teve uma queda de 20,2% em relação ao mesmo período de 2011. Passou de 173.735 para 138.608 unidades. Vale lembrar que nem todas as fábricas são associadas à Abraciclo.

Caso a situação piore ― vamos torcer pela recuperação ― as empresas não terão muitas opções, pois mesmo que o governo conceda ainda mais benefícios fiscais, elas terão que pagar o elevado custo de logística. A não ser que subvencionem esse custo, mas aí é uma outra história.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...