19 de mai. de 2012

Revelamos o Golf GTI 2013



Quando o Golf esportivo foi lançado pela Volkswagen em 1976 ele era chamado Golf GTI. E quando chegar a sua sétima edição – com ilustrações feitas por nosso pessoal de arte com ajuda de fontes de dentro da VW – em maio de 2013, ele se chamará... Golf GTI.

Claro que radicalidade não combina com a turma de Wolfsburg, do jeitinho que os teimosos gostam, mesmo que o Mk7 signifique um dos maiores passos evolutivos na história do GTI. Tudo começa com a nova plataforma MQB que servirá de berço para inúmeros automóveis com distintas soluções de engenharia e que servirá de base desde o Polo até o Passat. A plataforma MQB completa você vê no ‘box’ abaixo, mas o ponto essencial é que ela servirá de base para o Golf e é totalmente nova; nada que se pareça com uma evolução daquela que sustentou o MK5 e Mk6.

Os benefícios são múltiplos: o peso caiu em 60 kg no GTI e, apesar do comprimento total permanecer inalterado, o novo carro é 20 mm mais largo e o teto 30 mm mais baixo, dando-lhe aparência agressiva e harmoniosa, além de centro de gravidade mais baixo. Construído sobre o enorme apelo do GTI, ele ainda ganha 50 mm no entre-eixos, gerando mais espaço para as pernas dos passageiros de trás, além de que o porta-malas agora tem capacidade de 395 litros contra os 350 l do modelo anterior. Estas são modificações que não empolgam ninguém, mas ajudarão o GTI a encarar os desafios normais com mais facilidade que um Megane RS ou Astra VXR; são modificações que aparecerão mais ao decorrer do tempo do que no salão de vendas da concessionária.

O Mk7 ainda virá com o motor 4 cil. 2.0 turbo e injeção direta. Ele vai gerar 217 cv @ 5.500 rpm, modestos 9 cv a mais em relação ao anterior, porém com grande ganho de torque, que saltou de 28,4 para 34,7 kgfm, disponíveis entre 1.800 e 5.200 rpm. E, lembre-se, a perda de peso equivale a um adulto médio removido do banco do passageiro; a diferença será sensível.
Assim como antes, a direção do GTI é eletroassistida e você escolherá entre um câmbio manual de seis marchas ou o opcional automático, também de seis velocidades com embreagem dupla. O diferencial eletrônico do Mk6 – que era utilizado com software para imitar um diferencial autoblocante – cederá lugar a um mecânico no Mk7.

Espere algo em torno de 6,7 s para ir de 0 a 100 km/h com máxima de 245 km/h, sistema stop/start e sistemas de recuperação de energia que melhorarão a marca de 16 km/h atual para 20 km/l. Incremento enorme em se tratando de um hatch esportivo e explicação para a redução na capacidade do tanque de 55 para 50 litros. O GTI também será oferecido em versão Bluemotion, com mapeamento diferente do motor, marcha lenta ainda mais lenta e relação de 5ª e 6ª marchas mais longa, além de aerodinâmica com menor arrasto e pneus de menor atrito. Não deixa de ser estranho, duas versões que sempre estiveram separadas na linha Golf se juntarão, mas se os 22 km/l prometidos se concretizarem, nos ajudarão a entender a decisão.

O estilo do GTI manterá as características tradicionais do modelo, incluindo as rodas disco de telefone de liga leve, queixo proeminente e spoiler de teto, para-choques exclusivos, detalhes em ‘black piano’ e, na Europa pelo menos, opção de acabamentos cromados ou cromados escurecidos, enquanto a linha vermelha da grade agora se estende até os faróis, tendência vista pela primeira vez no Salão de Tóquio no conceito Cross Coupe. Para acomodar as rodas de 18 pol. ou as opcionais de 19, os arcos de roda foram redesenhados e a soleira ganhou acabamento em preto em toda sua extensão.

No interior você encontrará os tradicionais bancos revestidos em tecido tartã quadriculado, um novo painel com, se você marcar na lista de opcionais, tela de 8 pol. touchscreen com navegação provida pelo Google Earth, rádio pela internet e completa interatividade com celulares.

Se quiser mais, terá que esperar pelo Golf R ou – talvez um modelo completamente novo – pelo Golf RS. O Golf R chegará em novembro de 2013, com motor 4 cil. 2.0 l com 291 cv – no lugar do atual de 266 – e tração integral. Haverá também câmbio de seis marchas manual ou o DSG500 de sete. O Golf RS, entretanto, não está nos planos ainda, mas sua proposta, por enquanto, inclui um 2.5 l turbo que hoje é encontrado no Audi RS3 e TT RS. No Golf ele terá 365 cv, dez a mais que nos Audi, distribuídos através das quatro rodas e um agressivo diferencial central.
Os modelos R certamente ganharão as manchetes, mas, como sempre, suspeitamos que o GTI novamente confirmará que é o carro de que você realmente precisa. 
Técnica: a plataforma que espera pelo próximo Golf é...

A sigla MBQ significa Modular Transverse Matrix (Matriz Modular Transversal). Na prática significa que a técnica do Lego chegou à indústria automotiva, com motores e componentes comunizados servindo como base dos blocos. Ela estará sob o Golf Mk7 e todos os modelos entre o Polo e Passat, incluindo versões elétricas e híbridas.

Desde os anos 50 que os carros são ‘unidades’ formadas por chassis e carrocerias inseparáveis, porém a MQB usa lições do passado, tratando os dois individualmente e proporcionando mais flexibilidade de construção. A parte de cima pode ser feita de aço ou alumínio, por exemplo.

Para uniformizar a instalação de motores e transmissões, a distância entre o pedal do acelerador e o eixo dianteiro é fixa, mas outras dimensões e medidas podem ser mudadas, como no Lego, onde se pode fixar as peças com seis, quatro ou dois pinos. Seções centrais longas geram grandes entre-eixos, enquanto mudanças no assoalho traseiro podem acomodar conjuntos de baterias, por exemplo. O chassi e a parte superior da carroceria são feitos de forma híbrida também, graças a uma nova técnica de rebitagem entre aço e alumínio.

Na media, os carros montados sobre a plataforma MQB pesarão 40 kg a menos que seus antecessores. Os níveis de equipamentos aumentarão também, o Golf trará opcionais antes encontrados apenas em carros mais caros, como câmera de detecção de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo e detectores de proximidade automatizados.


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...