5 de out. de 2012

Citroën C6 sai do mercado para entrar para a história

c6-2.jpg 

Sete anos atrás a Citroën revelava ao mundo o Citroën C6, seu novo sedã topo-de-linha que fora antecipado pelo conceito C6 Lignage seis anos antes. Mas ele acaba de descontinuado na fábrica da marca em Rénnes, na França. Inovador em sua época, é mais um Citroën que entra para a história da indústria automotiva da frança, junto com o DS e o XM, seus antecessores.

c6-3.jpg

Lançado em 2005, o Citroën C6 nunca alcançou a meta da fabricante de vender 20.000 unidades por ano, mesmo tendo sido carro oficial do ex-presidente da França  Jacques Chirac. Seu insucesso, que teria sido motivado pelo preço elevado (ainda hoje custa 60 mil euros), fez a fabricante repensar a produção, e desde 2010 apenas duas unidades eram montadas por dia, todas com um motor 3.0 V6 diesel de 240 cavalos.

c6-4.jpg

Entre os sistemas que mais se destacavam no C6 estavam a suspensão hidropneumática Hydractive 3+, Head-up display (HUD) que hoje já se tornou comum em carros de luxo, nove airbags, bancos traseiros elétricos e capô ativo, que em caso de colisão com pedestre era elevado em 65 mm, criando uma barreira de amortecimento entre o pedestre e o motor. Com esta solução, o C6 foi o primeiro automóvel a receber 4 estrelas nos testes Euro NCAP no que diz respeito a proteção aos pedestres.

Algumas unidades equipadas com motor 3.0 V6 a gasolina de 220 cavalos chegaram a ser importadas entre 2006  e 2007, e ainda hoje valem mais de R$ 60 mil. Quem encara?
Seu sucessor será o DS9, antecipado pelo conceito Numéro 9 este ano.

c6-1.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...