Spin LTZ, topo de linha, sai por R$ 54.690. Grand Livina equivalente custa R$ 57.690
A missão da Spin é, digamos, espinhosa. Para começar, ela chegou com a missão de substituir dois tradicionais produtos de uma só vez: Meriva e Zafira. Imagine um funcionário sendo contratado para trabalhar por dois – e tirar ambos do mercado de trabalho.
Pois foi mais ou menos assim que ela deve ter sido recebida na linha de montagem. Não é só isso. Ela chegou simplificando muito as coisas. Sabe aquele sofisticado sistema de rebatimento de bancos da Zafira, que deixa o assoalho plano quando a fileira de trás não está em uso? A Spin não tem nada disso. O estilo divide opiniões. Para completar, ela chega para enfrentar a Nissan Livina, um modelo de boas vendas (2.136 unidades em julho).
No primeiro round entre a Spin LTZ e a Grand Livina (ambas para sete pessoas), deu GM. A novata teve 4.503 unidades emplacadas em agosto, mais que o dobro da Livina. Como preço é fundamental, vamos começar por aí. Na versão LTZ automática, top de linha, a Spin custa R$ 54.690. São exatos R$ 3 mil a menos que a Grand Livina (R$ 57.690). O preço inclui itens como controlador de som e velocidade no volante, além de ABS, ar-condicionado, vidros elétricos, faróis de neblina, etc. A Livina top de linha oferece alguns itens indisponíveis na Spin, caso do ar digital, dos bancos de couro e do sistema de partida sem chave. Mas fica devendo o básico. A Livina é um veículo meio desequilibrado em termos de equipamentos: tem revestimento de couro, mas o banco não ajusta em altura (e é baixo). Tem botão de partida, mas os cintos não são ajustáveis em altura. Tem ar digital, mas não oferece computador de bordo.
Desenho da Spin é polêmico, feito para priorizar o espaço interior
Visual da Grand Livina é prejudicado pela traseira alongada para comportar terceira fileira de bancos
A sensação de espaço é maior na Spin, graças aos 8 cm a mais na altura (1,66 m) e aos 2 cm a mais na distância entre-eixos (2,62 m). A Grand Livina é 6 cm mais comprida (4,42 m).
Posição de dirigir na Spin dá a sensação de estar em um jipinho
Apesar de nova, a Spin estava com um barulho anormal vindo da suspensão dianteira. Na Grand Livina, o problema era outro. Em caminhos sem pavimentação, a terra e os pedriscos arremessados pelos pneus na caixa de rodas faziam muito barulho, evidenciando que não houve preocupação com isolamento acústico.
Ao volante da Grand Livina, o motorista fica em posição mais baixa que na rival
Acesso à terceira fileira de bancos é complicada nos dois carros, e espaço é bom apenas para crianças
As duas empatam na garantia: três anos. Pela atualidade do projeto, posição ao volante, visual, acabamento e preço, a Spin é a melhor escolha.
Spin leva a melhor na competição entre os familiares
Ficha técnica e números de teste
Chevrolet entra na briga dos familiares contra o espaçoso modelo da Nissan. Quem leva a melhor?
Spin LTZ automática | Grand Livina automática | ||
Preço inicial | R$ 54.690 | R$ 57.690 | |
Motor | Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, comando simples, flex | Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, comando simples, flex | |
Cilindrada | 1.796 cm³ | 1.798 cm³ | |
Potência | 108/106 cv a 5.400 rpm | 126/125 cv a 5.200 rpm | |
Torque | 17,1/16,4 kgfm a 3.200 rpm | 17,5 kgfm a 4.800 rpm | |
Transmissão | Automática de 6 marchas | Automática de 4 marchas | |
Suspensão | Na dianteira, independente, McPherson. Na traseira, eixo de torção | Na dianteira, independente, McPherson. Na traseira, eixo de torção | |
Dimensões | 4,36 m (comprimento); 1,73 m (largura); 1,66 m (altura); 2,62 m (entre-eixos) | 4,42 m (comprimento); 1,69 m (largura); 1,58 m (altura); 2,60 m (entre-eixos) | |
Freios | Discos ventilados na frente e tambores atrás | Discos ventilados na frente e tambores atrás | |
Números de teste | |||
Aceleração 0 a 100 km/h | 12,9 segundos | 11,3 segundos | |
Aceleração 0-400 m | 18,5 segundos | 18,1 segundos | |
Aceleração 0-1.000 m | 34,7 segundos | 33,1 segundos | |
Retomada40-80 km/h | 5,8 segundos | 5,3 segundos | |
Retomada 60-100 km/h | 7,6 segundos | 6,6 segundos | |
Retomada 80-120 km/h | 10,8 segundos | 9,3 segundos | |
Frenagem 100 km/h | 41,2 metros | 39,8 metros | |
Frenagem 80 km/h | 27,6 metros | 26,1 metros | |
Frengem 60 km/h | 15,5 metros | 15,0 metros | |
Consumo urbano | -- | 6,9 km/l | |
Consumo rodoviário | -- | 9,2 km/l | |
Consumo médio | 7,6 km/l | 8,0 km/l |
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.