A MINI antecipa todos os detalhes do novo MINI John Cooper Works GP, que será lançado no final deste mês no Salão de Paris.
Se trata do modelo mais veloz da fabricante, que cravou 8:23 no
circuito Nürburgring-Nordschleife, número 18 segundos melhor que o da
primeira geração da versão, lançada em 2006.
Desta vez ele terá produção limitada a 2000 unidades, e será
fabricado em Oxford junto com os outros MINI Cooper, e não mais pela
Bertone. Há diversos componentes que o diferem de um JCW normal, e um
nos mais importantes é o motor.
Se trata de um 1,6 turbo com injeção direta e comandos de válvulas
variáveis que gera 218 cavalos e 26 kdfm de torque, que chegam a 28 kgfm
por alguns segundos com a ativação do Overboost.
Com 1.160 kgs (ou 1.235 kg em ordem de marcha), a relação peso/potência é
de bons 5,67 kg/CV. O resultado disso se dá nas respostas do motor. 0 a
100 km/h é cumprido em 6,3 segundos, a retomada de 80 a 120 km/h em 5°
marcha se dá em 5,9 segundos, e a velocidade máxima é de 242 km/h.
Também contribuem para este resultado a suspensão totalmente revista, com molas acopladas aos amortecedores
reguláveis, que por sua vez são instalados de forma invertida na
dianteira. A distância da carroceria em relação ao solo diminui em 20
mm. Atrás das rodas de 17” exclusivas se escondem discos de freio
maiores e com pinças de seis pistões.
Por fora, os destaques do JCW GP ainda são as saias
laterais, o aerofólio traseiro, o difusor - que promete otimizar o fluxo
de ar que passa por baixo do veículo - e as inscrições "GP" espalhadas pela carroceria. Na Inglaterra a versão custará 28.790 libras, cerca de R$ 93 mil. Algumas unidades deverão ser trazidas para o Brasil, resta saber se custarão tão caro quanto um MINI Goodwood, oferecido por R$ 189.950.
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