16 de set. de 2012

CONFIRA OS RISCOS AO ANDAR COM PNEU CARECA



Carros mal conservados e com pneus carecas são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes nas estradas, segundo estimativa da Polícia Rodoviária Federal. No entanto, o número poderia ser reduzido, e muito, se os motoristas realizassem a manutenção preventiva no veículo, de acordo com o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Medidas como balanceamento e alinhamento, rodízio ou a troca dos pneus antes de ficarem lisos, são essenciais para a segurança do motorista e passageiros. O IQA aponta alguns cuidados simples que podem reduzir o desgaste dos pneus, e dá dicas sobre a troca, calibragem e manutenção do produto.



O perigo de rodar com pneus carecas está associado à redução da capacidade de frenagem, de deslocamento em curvas e risco de aquaplanagem, que acontece em dias de chuva, quando o solo fica molhado e o pneu perde o contato com a pista. “O pneu careca é liso, não possui os sulcos ou gomos para escoamento da água em dias chuvosos. Assim, o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controle do veículo e causar um acidente”, alerta o auditor do IQA. A troca dos pneus deve ser realizada quando a banda de rodagem atingir as marcas TWI, mesmo em apenas um ponto. “É importante observar que a troca deve ser feita de acordo com especificações do fabricante”, diz.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...