7 de ago. de 2012
Toyota Etios é apresentado ao público paulista no Morumbi Shopping
O evento tem atraido o grande público presente que lota as três salas que a Toyota montou com 700 m2 próximo ao átrio B - do lado de fora, sob uma tenda - que pode também apreciar além do Etios sedã e hatch, um exemplar do híbrido Toyota Prius - absoluto sucesso de vendas globais, com mais de 2 700 milhões de unidades vendidas - e do esportivo-premium GT 86.
Tive a oportunidade de estar presente ao evento, interagir e fotografar todos os modelos citados que postarei para meus leitores ao longo desta semana. O evento, chamado de Toyota Etios Connection é itinerante e marca o início da pré-venda do primeiro compacto da marca dese nvolvido para o mercado nacional que chega com a difícil missão de destronar o VW Gol.
O evento acontecerá nos principais shoppings de Sào Paulo, Rio, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Goiânia até o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano que acontecerá no final de Outubro. Nas três grandes salas vários consultores estão solícitos para esclarecer quaisquer dúvidas dos visitantes.Tablets estão à disposição para consultas mais específicas. O preço do modelo partirá de R$ 35 mil e poderá atingir R$ 48 mil nas versões mais luxuosas e completas.
O Toyota Etios é um modelo desenvolvido para países emergentes, e, portanto, tem uma preocupação grande com a questão dos custos. O painel centralizado tem o objetivo de aumentar a escala e reduzir os custos de produção para os modelos direcionados ao países com volante no lado esquerdo ou direito.
O interior do Toyota Etios apresenta-se com um acabamento de boa qualidade, porém sem sofisticação de materiais. Observa-se um console central com uma pequena inclinação para o motorista, onde está posicionado o sistema de som, que conta com entrada USB. Além disso, temos as saídas do ar-condicionado.
Apesar de ser um carro de baixo custo, o Etios conta com porta-luvas refrigerado, o que permite a armazenagem de alimentos que precisam ser condicionados em temperaturas baixas. A capacidade volumétrica do porta-luvas é de 13 litros. O porta-malas do hatch comporta 263 litros e o do sedã 595 litros.
O principal aspecto questionável do Etios é o estilo - conservador e sem ousadias. De qualquer forma, isso pode se tornar um ativo do carro, pois esse tipo de design tende a ter uma vida útil maior, o que representa uma menor desvalorização do modelo no mercado de carros usados.
O Toyota Etios está sendo produzido na nova fábrica da Toyota no interior de São Paulo e o preço variará entre R$ 35.000, para o Etios Hatch versão de entrada com motor 1.3 16V, e R$ 48.000 para o Etios sedã topo de linha.
Os equipamentos de série que estarão presentes em todas as versões são: freios ABS, airbag duplo e direção com assistência elétrica, e o carro será comercializado com 3 anos de garantia.
Outro ponto negativo é a ausência de ar-condicionado em um carro com custo de R$ 35.000 reais - caso da versão hatch básica.
Os motores, que sempre estarão, em um primeiro momento, associados com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades, serão de dois tipos - em ambos os casos flex: 1.3 16V com 84 cv @ 5.600 rpm de potência e torque máximo de 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com gasolina.
O mesmo motor 1.3 16V quando abastecido com álcool, apresenta uma potência máxima de 90 cv e torque de 12,7 nas mesmas rotações. Já o motor 1.5 16V parte de 92 cv @ 5.600 rpm e torque máximo de 13,9 kgfm @ V3.100 rpm com gasolina, valores que pula, para 96,5 cv e 13,9 kgfm quando se usa álcool.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.