26 de ago. de 2012

Novo Ford Fusion é equipado com tecnologia de ônibus espacial



Para demonstrar a força e a resistência do motor EcoBoost 2.0 do novo Fusion, a Ford, de maneira irreverente, faz um comparativo entre algumas especificações técnicas do sedã e as de um ônibus espacial. Mesmo parecendo um exagero, a Ford provoca o bom senso para apontar uma pequena e relevante relação entre os dois veículos. 




O motor EcoBoost 2.0 do novo Ford Fusion é equipado com um turbocompressor da BorgWarner produzido com uma liga especial de tungstênio e cobalto, desenvolvida com a mesma tecnologia usada no motor dos ônibus espaciais. Esta superliga é capaz de suportar limites extremos de temperatura (até 1.050º C). Na prática, isso contribui para aumentar a eficiência e evitar a fadiga térmica do componente.
 
Além da resistência térmica da liga, o turbocompressor K03, tem um sistema de resfriamento que utiliza água e óleo. Com o motor em funcionamento, a refrigeração é feita a óleo e quando ele é desligado o turbo continua a ser resfriado pelo sistema de água, usando o princípio de sifonamento térmico.
 
O novo turbo foi projetado para operar com velocidades de até 190.000 rotações por minuto. Para favorecer ainda mais o seu desempenho, o tubo do sistema de exaustão é fundido no cabeçote, formando uma peça única. Isso permite o uso de dutos internos menores, que conduzem os gases de forma mais rápida e eficiente. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...