Nós já antecipamos todos os equipamentos de série do Novo C3 aqui no NA, e hoje você viu que os preços oficiais do modelo são aqueles que publicamos anteriormente, mas reajustados em 1.000 reais para baixo em todas as versões (devido à má recepção que os preços iniciais tiveram). Mas agora a Citroën divulga todos os detalhes do Novo C3 em um comunicado de imprensa, então iremos falar um pouco sobre os pontos que a marca destaca neste lançamento. E não se esqueça de que ainda hoje publicaremos nossas impressões ao dirigir o Novo C3.
Pontos que a Citroën destaca
2) o fato de ele ser desenvolvido e produzido no Brasil;
3) sua nova plataforma e também novo conjunto mecânico;
5) a utilização de materiais ecológicos, com 33 quilos de materiais verdes e 95% de Índice de Reciclabilidade;
6) e finalmente o fato de ele ter vários equipamentos de série desde a versão mais barata.
A Citroën destaca que o posicionamento do Novo C3 se forma ao redor de alguns pontos básicos, como Estilo, Conforto, Desempenho, Equipamentos e Preço. Como a primeira geração do C3 teve sucesso no mercado nacional, vendendo mais de 240.000 unidades em 9 anos, Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil diz que o Novo C3 vem para consolidar a história de sucesso do C3.
Dimensões que mudaram
• Comprimento: de 3.850 para 3.944 mm (+94 mm);
• Largura total: de 1.667 para 1.708 mm (+ 41 mm);
• Entre-eixos: de 2.460 (o mesmo);
• Altura: de 1.519 para 1.521 mm (aumento de 2 mm).
• Largura total: de 1.667 para 1.708 mm (+ 41 mm);
• Entre-eixos: de 2.460 (o mesmo);
• Altura: de 1.519 para 1.521 mm (aumento de 2 mm).
As cores em que o Novo Citroën C3 estará disponível são: Blanc Banquise (Branco), Blanc Nacré (Branco Perolizado), Bleu Bourrasque (Azul), Gris Aluminium (Prata), Gris Grafito (Grafite), Noir Perla-Nera (Preto) e Rouge Rubi (Vermelho).
O parabrisa panorâmico Zenith sem dúvida é um destaque. O comprimento da peça foi aumentado de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um aumento do ângulo de visão em 80°. O interior do modelo é bem parecido com o interior do C3 Picasso, inclusive usa vários componentes em comum com a minivan.
A motorização, como você já deve saber, é composta de motores 1.5 Flex de até 93 cavalos, e 1.6 Flex, que é chamado pela marca de “120 VTi Flex Start”, com até 122 cavalos.
Detalhes técnicos dos motores do Novo C3
Primeiramente o motor 1.5 Flex:
· Válvula Termostática Pilotada – melhora a eficiência térmica na troca da água e, com isso, possibilita uma redução de até 1,5% no consumo de combustível e também contribui para a redução das emissões;
· Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, ele teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor;
· Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração otimizando o comportamento do motor e o consumo.
· Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, ele teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor;
· Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração otimizando o comportamento do motor e o consumo.
Já o motor 120 VTi Flex Start tem amplo torque em baixas rotações. 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm. Veja suas características técnicas:
· Tecnologia Flex Start – elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) do compartimento motor, não havendo, portanto, necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio. Desenvolvido pela Bosch, o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível. O carro passa a ter uma partida mais confiável, além de contar com mais conforto e eficácia ao acelerar o veículo. O sistema Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol;
· CVVT – o comando de válvulas variável faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade identificada pelo cruzamento de informações de aceleração e comportamento do motor. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo;
· Taxa de compressão mais alta, de 12,5:1, melhorando o rendimento quando utilizado com etanol;
· Bomba de óleo variável – ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo;
· Coletor de aspiração e tampa do motor em plástico – a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso, sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor;
· Tuchos hidráulicos – mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto e, além disso, não precisam de manutenção;
· Sistema “drive by wire” – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.
· CVVT – o comando de válvulas variável faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade identificada pelo cruzamento de informações de aceleração e comportamento do motor. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo;
· Taxa de compressão mais alta, de 12,5:1, melhorando o rendimento quando utilizado com etanol;
· Bomba de óleo variável – ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo;
· Coletor de aspiração e tampa do motor em plástico – a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso, sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor;
· Tuchos hidráulicos – mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto e, além disso, não precisam de manutenção;
· Sistema “drive by wire” – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.
Redução de consumo
Nas medições do Inmetro, o Novo C3 equipado com motor 1.5 conseguiu consumo de 7,5 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade, e 9,3 km/l e 14,7 km/l na estrada, com os mesmos combustíveis.
Equipamentos do Novo C3
· Origine
A versão Origine traz de série: Direção elétrica, Ar condicionado manual (RF), Air bags (2) / Motorista e Passageiro, Freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), Vidros dianteiros c/ acionamento elétrico não seqüencial, Volante com regulagem de altura e profundidade, Travamento automático das portas quando veiculo em movimento, Retrovisores motorista e passageiro c/ regulagem elétrica, Banco do motorista com regulagem de altura, Computador de bordo, Banco traseiros bi-partidos 1/3 – 2/3, Chave principal com PLIP (HF) + chave reserva simples, entre outros.
· Tendance
A versão Tendance traz de série (a mais que a Origine): faróis de neblina, Luzes Diurnas de LED (DRL), para-brisa Zenith com ocultador manual, porta-luvas com iluminação interna, rádio “Pioneer By Citroën” – CD / MP3 / 6 AF / USB Box + AUX / Bluetooth / Comando satélite na coluna de direção e sistema HIFI-like, volante com inserto cromado, terceiro apoio de cabeça no encosto traseiro, vidros traseiros c/ acionamento elétrico, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores c/ coquilha na cor da carroceria e rodas em liga leve 15″ modelo TUORLA diamantada, entre outros.
· Exclusive
Já a versão Exclusive traz de série (a mais que a Tendance): Faróis com acendimento automático foto sensível, Retrovisor interno eletrocromo com guia de três leds, Ar condicionado automático (RFTA), Bancos dianteiros com apoio de braço (2), Limitador e regulador de velocidade, volante com inserto cromado acetinado, Limpadores do pára-brisa dianteiro com acionamento automático (sensor de chuva), Maçanetas cromadas, Pedais com acabamento em alumínio, Ponteira do escapamento cromada, Retrovisores c/ coquilha cromada, Rodas em liga leve 16″ modelo OKA com inserto cromado, Volante em couro com detalhes em metal, entre outros.
Preços do Novo C3
Novo Citroën C3 Origine 1.5 – R$39.990
Novo Citroën C3 Tendance 1.5 – R$43.990
Novo Citroën C3 Exclusive 1.6 – R$49.990
Novo Citroën C3 Exclusive 1.6 AT – R$53.990
Novo Citroën C3 Tendance 1.5 – R$43.990
Novo Citroën C3 Exclusive 1.6 – R$49.990
Novo Citroën C3 Exclusive 1.6 AT – R$53.990
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