1 de ago. de 2012

Avaliação: BMW Z4 mostra sobriedade relativa

Teste: BMW Z4 mostra sobriedade relativa


Modelo sDrive 35i tem conjunto acertado para divertir sem deixar de lado a classe e o requinte

Mesmo sem ser um lançamento recente, o BMW Z4 sempre é um carro especial que merece atenção. O pequeno conversível de teto rígido da marca alemã se destaca pelo design marcante e pelo trem de força eficiente, que faz dele um dos carros mais cobiçados da linha bávara. Mostrado em 2009 e ainda sem substituto à vista, o Z4 é a arma da BMW contra os Mercedes-Benz SLK e Audi TT. Para tanto, aposta na sofisticação de um conjunto propulsor competente e muito luxo e conforto a bordo.


O Z4 sDrive35i usa o tradicional motor 3.0 de seis cilindros em linha biturbo da BMW, que despeja 306 cv nas rodas traseiras, como manda a cartilha da marca. Junto a ele, um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O conjunto é capaz de levar o conversível de zero a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e à máxima de 250 km/h, limitados eletronicamente. Além dele, há uma versão mais simples, a sDrive20i, com um quatro cilindros turbinado de 2.0 litros e 181 cv e outra sDrive28i, com o mesmo 2.0, mas com 245 cv. Acima da 35i, existe a 35is, com 340 cv extraídos do mesmo seis cilindros.




Por dentro, o interior traz materiais de alta qualidade e excelente acabamento. Os assentos esportivos da versão mais potente tem revestimento em couro e Alcantara com costuras aparentes, enquanto o carpete é de uma pelúcia macia – de dar dó de pisar com sapatos sujos. O Z4 topo de linha também traz muita tecnologia embarcada, como ar-condicionado automático de duas zonas, GPS com tela de 8 polegadas e o conhecido sistema de entretenimento iDrive, em evolução na linha BMW desde 2000. No entanto, o sistema do Z4 ainda não traz conectividade com a internet, como já acontece em outros modelos da marca. 

O Z4 certamente é um carro muito atraente, seja pelo visual ou apelo esportivo exalado pela configuração de dois lugares e teto retrátil. A ideia de dirigir um BMW a céu aberto é instigante e o modelo consegue suprir todas as necessidades de quem busca um carro desse nicho. O ar mais sóbrio do conjunto contrasta com a sensação de liberdade proporcionada pela possibilidade da ausência do teto, mas que o Z4 consegue reunir sem causar estranhezas. No Brasil, o modelo é oferecido apenas nas versões 20i e 35i, com preços entre R$ 230 mil e R$ 320 mil. Há importação regular e a espera por um modelo não passa de 30 dias. 




Impressões ao dirigir

Segurança máxima

Cidade do México/México –
 Se é certo que o desenho da carroceria e a qualidade do interior do Z4 são espetaculares, a experiência ao dirigir é a joia da coroa do carro. Além da potência, precisão e suavidade, o equilíbrio do conversível impressiona e faz dele um dos melhores em sua categoria. E, não custa insistir, o interior é primoroso, com materiais de boa qualidade, que passam a sensação de luxo e requinte digna de um roadster.

Com o teto rígido fechado, o isolamento acústico é muito bom e ainda que a suspensão seja um tanto dura e baixa, é mais confortável que outros esportivos. Chega a ser mais confortável que um sedã da própria marca em muitas ocasiões. O porta-malas não é dos maiores – sobretudo com a guarnição do teto recolhida – mas tem espaço suficiente para alguma bagagem. Mas o melhor é poder abaixar a capota em alguns segundos, o que pode ser feito em 19 segundos com o carro em movimento até 40 km/h. 




A distribuição de peso quase perfeita entre os dois eixos instiga o motorista a desligar os controles de estabilidade e tração para poder explorar o máximo do seis cilindros de 306 cv. O carro responde muito bem e, mesmo próximo dos limites e mesmo com tração traseira, se mostra bastante previsível em suas reações. É certo que não é nenhum superesportivo, mas o conjunto da obra definitivamente não decepciona. Quando se quer andar rápido, basta acionar os modos esportivos do câmbio. A resposta ao acelerador fica mais afiada, a direção mais firme e a transmissão "segura" mais as marchas, além de reduzi-las com menos cerimônia durante as frenagens.

Ficha Técnica

BMW Z4 sDrive35i

Motor:
 A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.979 cm³, seis cilindros em linha, turbo de duplo estágio, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 306 cv a 5.800 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 5,1 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 40,8 kgfm de 1.300 rpm a 5.000 rpm.
Diâmetro e curso: 84,0 mm x 89,6 mm. Taxa de compressão: 10,2:1.
Suspensão: Dianteira independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 225/35 R19 na frente e 255/30 R19 atrás. 
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Roadster em monobloco, com duas portas e dois lugares. 4,23 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,29 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.585 kg.
Capacidade do porta-malas: 310 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Regensburg, Alemanha.
Lançamento mundial: 2009.
Itens de série: Ar-condicionado automático de duas zonas, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth com tela de 8 polegadas, banco do motorista com regulagens elétricas, computador de bordo, direção elétrica, freios ABS, controle de estabilidade, Hill Holder, airbags frontais, laterais e de cortina, regulagem de altura para o volante, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores crepuscular e de chuva.
Preço na Europa: 49.300 euros (cerca de R$ 122 mil).
Preço no Brasil: R$ 311 mil.












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