16 de ago. de 2012

Audi consegue recuperar clássico de corrida Auto Union Type D

Auto Union Type D (Foto: Divulgação)


Modelo passou pela mão dos militares russos e por dois colecionadores. Conhecido como um dos “Flecha de Prata”, modelo foi campeão em 1939.

A Audi conseguiu recomprar o raro modelo de corrida Auto Union supercharger Type D, com quase todas as peças originais. O modelo, de 1939, foi um dos que se destacou de 1930 até a a Segunda Guerra Mundial (1939) nas competições de corrida internacionais da época. Outra marca que emergiu no automobilismo e ganhou destaque neste período foi a Mercedes-Benz. Agora, a Audi AG passou a deter três dos cinco carros Auto Union de corrida.

As duas montadoras alemãs levaram às pistas carros de corrida de design totalmente novo, com acabamento prata e aparência futurista. Devido ao sucesso, eles foram apelidados de “Flecha de Prata”. Os dois fabricantes dominaram as corridas em circuitos europeus de Grand Prix sem oposição séria.
De acordo com a Audi Tradition, a divisão que cuida do patrimônio da empresa, existem apenas modelos de corrida Auto Union originaisa. Este modelo de 1939 foi especialmente preparado com dois compressores em vez do usual, e venceu o Grand Prix de 1939 com seus 485 cavalos de potência do motor de 12 cilindros. O carro chegou a 330 km/h.
Os modelos de corrida de 16 cilindros e 12 cilindros de Zwickau e Stuttgart conquistaram um título atrás do outro. Pilotos como Bernd Rosemeyer, Tazio Nuvolari e Hans Stuck (Auto Union), Rudolf Caracciola, Manfred von Brauchitsch e Hermann Lang (Mercedes-Benz) são ainda reconhecidos como heróis pelos entusiastas do esporte. Muitas vezes, eles atingiram velocidades de mais de 300 km/h em corridas desprovidas de quaisquer precauções de segurança. Nas longas retas do circuito de Avus, em Berlim, em 1937, o carro de Rosemeyer, por exemplo, chegou a 380 km/h.

Auto Union Type D (Foto: Divulgação)

A Segunda Guerra Mundial colocou um fim abrupto ao que ficou conhecido como “a era supercharger”. A Mercedes-Benz conseguiu salvar quase todos os seus carros Flecha de Prata após o colapso total da Alemanha. No entanto, a Auto Union não conseguiu o mesmo feito. Zwickau, onde ficava a sede da empresa, foi ocupada pelo exército soviético e a Auto Union foi liquidada. As forças russas de ocupação encontraram os carros escondidos e levaram todos para a União Soviética, como parte dos pagamentos da Alemanha de reparação.
A busca pelos modelos começou em 1949, depois da guerra, quando a nova Auto Union, hoje Audi AG, foi reerguida em Ingolstadt, também na Alemanha.

Auto Union Type D (Foto: Divulgação)

O supercharger Type D só foi encontrado porque o imigrante sérvio nos EUA de ascendência russa, Paul Karassik, passou a rastrear o modelo a partir da década de 1970. Ele achou este modelo de 1939 e um Type D 1938, e conseguiu comprá-los. Em 1990, ele começou as restaurações, que incluiu réplicas da carroceria para os dois modelos. Em 1994, o trabalho foi terminado.
Karasssik vendeu o Tipo D 1938 a Audi em 1998, e o D-Type 1939 para outro colecionador, em 2000. Agora, adquirido pela Audi Tradition, a montadora é dona de três dos cinco originais.

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