20 de jul. de 2012

Novo Gol 2013 e Novo Voyage 2013: impressões ao dirigir (25 fotos)





Depois das apresentações, andamos no Novo Gol 1.0 i-Trend e Novo Voyage 1.6 Comfortline I-Motion. Mas vamos pela ordem do teste, então começando pelo novo sedã da Volkswagen.
Antes de andar, demos uma boa olhada no Novo Voyage. O menor sedã da Volkswagen  agora tem espírito que remete aos modelos maiores e mais caros da marca alemã, passando a impressão de maior sofisticação. Essa impressão é em parte não só visual, mas algumas mudanças feitas no conhecido sedã, elevaram bastante a impressão de qualidade.
Além disso, novos sistemas eletrônicos deixaram o carro mais atraente para quem gosta de tecnologia. A frente com estilo atual da Volkswagen apresenta conjunto ótico que pode até ser confundido com o do Passat americano, dado a grande semelhança. Da mesma forma, algo parecido pode ser visto no Fox.
Mas além dos faróis de lente dupla com friso interno na cor cinza, a marca atual da VW  está presente na grade com frisos preto brilhante e na grade inferior do para-choque, ambas com faróis nas extremidades. A logomarca aumentou de tamanho e ultrapassa a largura da grade. Isso nos faz lembrar o Golf de terceira geração, o primeiro a desembarcar no Brasil.
O para-choque dianteiro possui um spoiler natural na base da peça, não tão proeminente quanto do Jetta, por exemplo. O efeito visual parece melhor do que prático, dando destaque ao novo conjunto. Na lateral, o novo conjunto de rodas de liga leve aro 16 dá um bom destaque visual ao Novo Voyage  e mesmo sendo maior e com pneus Série 50, não tivemos do que se queixar do acerto da suspensão, mas isso é mais adiante. Retrovisores com repetidores de direção e friso cromado fecham o conjunto lateral.
Na traseira, a lanterna prolongada sobre a tampa um chanfro grande na extremidade, mas que não segue a linha do friso lateral. A tampa também tem logomarca VW de tamanho maior e um pequeno defletor de ar. O para-choque possui duas lentes reflexivas, que não estão presentes em algumas versões do Novo Gol.
No interior, o novo padrão de acabamento dos bancos ficou melhor, com tecidos mais agradáveis ao toque e com belo visual, especialmente nesta versão Comfortline. Apesar disso, os plásticos duros e já conhecidos continuam por lá. Tanto no painel (em duas tonalidades) quanto nas portas.
Mesmo assim, o visual de baixo custo foi compensado pelo novo sistema de áudio com acabamento brilhante e pelo volante multifuncional com revestimento em couro e todos os comandos que você pode encontrar em modelos mais caros. E com o adicional (para a categoria) de ter regulagem de profundidade, além de altura.
Traseira do Novo Voyage 2013
Falando em regulagem, cintos e bancos possuem bons comandos para atender estaturas variadas. Não há mudanças na posição de dirigir e muito menos no espaço interno, tudo está como antes. Há ainda luzes de leitura dianteira e traseira, alças no teto, alto-falantes com bom acabamento, apoio de cabeça central no banco traseiro e até mesmo um porta-objetos embutido no assoalho do porta-malas, caso o proprietário queira separar a carga.
Mas as funcionalidades eletrônicas é que chamaram a atenção. No I-System, há vários tipos de alerta para evitar gastos de combustível desnecessários, tais como alerta para vidros abertos com ar ligado, alerta para vidros abertos em alta velocidade (turbulência), aviso para não acelerar durante a partida, aviso para “garantir” o freio de estacionamento acionado, entre outros.
Outra inovação eletrônica dos novos modelos é o display do sensor de estacionamento, que mostra no visor do sistema de áudio se há e onde está o objeto na trajetória do veículo. Além disso, o retrovisor direito se posiciona de forma a dar visibilidade da guia, ajudando a evitar os terríveis arranhões na roda traseira.
O sistema de áudio, apesar de mais sofisticado, não tem SD Card, já comum nos aparelhos de versões mais caras do Voyage anterior e também do Gol, tal como visto no Black Gol, por exemplo. Há o USB e o CD Player, bem como a conexão Bluetooth. Não conseguimos conectar de forma total como nos aparelhos da marca que já conhecemos.
Andando no Novo Voyage 1.6 Comfortline I-Motion
No teste drive feito no Novo Voyage 1.6 Comfortline I-Motion, percebemos muito pouco as alterações feitas no motor. No entanto, a tocada é boa, com o 1.6 TEC oferecendo boa disponibilidade para entregar potência e torque.
Em velocidades de 100 km/h, a rotação fica nos 2.700 rpm, enquanto que em 120 km/h, o ponteiro atinge os 3.100 rpm. Com o câmbio ASG (I-Motion), o motor parece trabalhar muito mais, sendo exigido demasiadamente em situações que com câmbio manual, estaria oferecendo a mesma coisa, sem gritar tanto.
Infelizmente as trocas possuem os famosos “trancos”, que na verdade são pausas mais forçadas nas trocas do que realmente tranco. Isso é ainda mais perceptível no modo manual, que ainda conta com paddle shifters no volante. Para quem gosta de explorar o motor sem exigir demais dele em tempo integral, e evidentemente bebendo menos, vai preferir o câmbio manual, sem dúvida. O consumo médio registrado foi de 9,7 km/litro.
A estabilidade é muito boa, ainda mais quando agora se pode contar com jogo de rodas aro 16 e pneus 195/50. A suspensão foi bem calibrada, sendo que o Novo Voyage não reclamou nem em pisos muito ruins, onde o colocamos para avaliar.
O silêncio a bordo é razoável, está na média da categoria. Com o automatizado, as chances de se ouvir mais o motor aumentam bastante. A direção hidráulica possui boa resposta, bem como os freios, não causando surpresas aos ocupantes. Eles contam com ABS mais moderno, o que deve ter ajudado mais nessa tarefa.
 (Volkswagen/Divulgação)
Novo Gol 1.0 I-Trend
Saímos do mais caro para o mais barato, apesar deste estar equipado. A maioria das fotos é da versão Power. Mas foi o Novo Gol 1.0 I-Trend o nosso segundo modelo no test drive, que atravessou as belíssimas praias e paisagens da Ilha de Santa Catarina, onde fica a capital Florianópolis.
O visual do Novo Gol 2013 vai ajudar muito na manutenção da liderança diante do agressivoUno, que sempre anda por perto do campeão de vendas, invicto desde a temporada de 1987… Evidente mais agradável visualmente, o modelo se renova para recepcionar velhos e novos rivais.
Com novas rodas de liga leve e calotas, o Novo Gol 1.0 I-Trend segue a receita do estilo proposto para o irmão de três volumes, mas na traseira, suas lanternas ganharam aparência mais dinâmica. Lembram as do Polo europeu. Não há lentes reflexivas nas versões 1.0 e 1.6, apenas na versão Power.
Mesmo com acabamento mais simples, o Novo Gol 1.0 I-Trend apresenta limpadores do para-brisa do tipo aerodinâmico (aerowisher), para-sois com espelho nos dois lados, ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, sistema de áudio com Bluetooth, rodas aro 15 com pneus 195/55, volante com comandos de áudio, entre outros. Os dois primeiros são de série em todas as versões.
A versão mais barata do Novo Gol teve o acabamento dos bancos revisto, mas no geral, o conjunto interno não apresenta novidades impactantes. O sistema de áudio e o visual dos tecidos é o que pode chamar a atenção. A redução de custo – mais comum nos populares – continua evidente.
No entanto, quando o vendedor falar em itens de série presentes, ai pode causar surpresa no potencial comprador. Vidros dianteiros e travas elétricas devem atrair quem não gostava doNovo Gol com manivelas nos vidros e travamento das portas de forma manual, itens de “série” na antiga versão básica, aquela que sempre aparece nos anúncios de concessionários.
Para a grande maioria ainda é muito pouco, mas há quem considere tais itens na hora de fechar a compra. Apesar disso, ar condicionado, direção hidráulica, entre outros, continuam opcionais. A concorrência pode fazer com que mais itens de série sejam acrescentados ao famoso popular brasileiro nos próximos anos.
Andando no Novo Gol 1.0 I-Trend
O motor 1.0 TEC do Novo Gol 2013 realmente oferece algo bom de bom, quando se fala em propulsor dessa categoria. O bloco oferece respostas muito boas para um 1.0 que manteve os números de potência e torque anteriores.
O retrabalho do antigo VHT faz com que o Novo Gol 1.0 tenha mais ânimo para o dia a dia e agrade aos que ainda apostam (por falta de dinheiro ou por economia) na categoria nacional com IPI de 7% (zerado temporariamente pelo governo).
No começo, a boa resposta causou surpresa, e agradou bastante a tocada com apenas 1 litro. A suspensão também mostrou boa como sempre, suportando buracos, lombadas mal sinalizadas e todo tipo de piso onde pudemos colocar o hatch mais vendido do país. E ainda com rodas aro 15.
Com câmbio manual apenas, fica fácil obter sempre a melhor resposta do motor, que a 100 km/h, está trabalhando em 3.100 rpm. A posição de dirigir, bem como o ruído interno não se altera entre os dois modelos, apenas tendo-se maior conforto nos bancos mais envolventes do Novo Voyage 1.6 Comfortline I-Motion.
Os freios e a estabilidade se mostraram muito boas no Novo Gol 1.0 I-Trend, que ainda pode contar com freios ABS, bem como rodas de liga leve e outros acessórios. O consumo chegou a 11,8 km/litro. A oferta de itens continua grande nos pacotes e equipamentos individuais.
Enfim, renovados por fora e por dentro (mais pela parte que não se vê), os Novos Gol e Voyage2013 chegam com força ao segmento que passa por necessária ampliação das ofertas de marcas e modelos.
Com preços começando em R$27.990 e terminando em R$43.490, fora os conhecidos opcionais, Novo Gol 2013 e Novo Voyage 2013 melhoraram bastante e trazem alguns bons argumentos para manterem com tranqüilidade suas posições no mercado nacional.
Galeria de fotos do Novo Gol 2013 e do Novo Voyage 2013:
Novo Voyage 2013 - traseira
Novo Voyage 2013 - Novo Display central
Voyage Comfortline e Gol Power contam com rodas de liga aro 16 como opcionais (Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Viagem a convite da Volkswagen.








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