A Jaguar revelou alguns detalhes técnicos da versão protótipo do C-X75, até aqui apenas conhecido como um estudo de design e uma mostra da tecnologia híbrida da marca britânica no Salão de Paris de 2010. Com produção confirmada e limitada a 250 exemplares, sabe-se que o híbrido virá equipado com o novo motor de quatro cilindros com 1,6 litro de capacidade (de herança da Fórmula 1), munido de um turbo e de um compressor. Assim, a potência fornecida será diferente para cada regime de rotação. Com o auxílio de dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 600 volts, sua potência máxima supera os 500 cavalos.
A bateria, situada no centro do carro, é, aliás, o componente mais pesado do mesmo, com 200 kg. Feito em fibra de carbono e recorrendo a uma caixa manual de sete velocidades, o estudo híbrido da Jaguar possui injeção direta e indireta, o que lhe permite maximizar eficiência. O carro funciona com tração permanente nas quatro rodas sendo que os motores elétricos alimentas as rodas dianteiras enquanto o motor a combustão as rodas traseiras.
Segundo a Jaguar, o C-X75 vai acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos (seis segundos se estiver unicamente no modo elétrico) e chegar aos 320 km/h de velocidade máxima.
O preço previsto para o modelo será de um milhão de euros.
Nem sempre é fácil classificar um veículo como um “supercarro”, mas neste caso, não há dúvidas: o protótipo conta turbinas gêmeas a gás, que associados ao motor elétrico, consegue atingir potência máxima de 780 cavalos.
A princípio, a Jaguar informa que não tem planos para fabricar o modelo conceitual. Mas quem sabe em um futuro próximo?
Galeria de Fotos: Jaguar C-X75 Concept 2010
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.