O mercado anda movimentado e mesmo diante de uma grave crise econômica global, as construtoras de chassis estão se mexendo para os próximos anos.
Algumas novidades estão sendo anunciadas, muitas delas ainda não para o primeiro nível do endurance, como Le Mans e WEC, mas que abrem possibilidades futuras.
Nos últimos dias, a Norma e a Oreca estão entrando com força na VdeV, campeonato que, entre outras modalidades (clássicos, GT e até Fórmula), possui um torneio de endurance com oito etapas e protótipos pequenos, para pilotos sem experiência em grandes competições.
No caso da Oreca, este é o terceiro modelo que ficará disponível para compradores, já que ela também fabrica o 03 para a classe LMP2, que compete no Mundial de Endurance (WEC) e outras competições de grande porte, e o protótipo da Fórmula Le Mans (na Europa) ou Le Mans Challenge (nos Estados Unidos), classes da ELMS e ALMS, respectivamente, com carros iguais para todos os competidores.
“Este tipo de protótipo CN responde ao desejo expresso por pilotos e equipes, que querem correr, como parte da competição ou lazer, a um custo razoável”, explica Hugues de Chaunac, chefe da Oreca.
A Norma, que também compete em campeonatos importantes como o WEC e ELMS na classe LMP2, chega com força no ramo de pequenos protótipos para tentar dominar esse importante mercado. O seu novo HY-M20C terá a opção de tecnologia híbrida, adaptável a diversas opções de motores.
Algumas novidades estão sendo anunciadas, muitas delas ainda não para o primeiro nível do endurance, como Le Mans e WEC, mas que abrem possibilidades futuras.
Nos últimos dias, a Norma e a Oreca estão entrando com força na VdeV, campeonato que, entre outras modalidades (clássicos, GT e até Fórmula), possui um torneio de endurance com oito etapas e protótipos pequenos, para pilotos sem experiência em grandes competições.
No caso da Oreca, este é o terceiro modelo que ficará disponível para compradores, já que ela também fabrica o 03 para a classe LMP2, que compete no Mundial de Endurance (WEC) e outras competições de grande porte, e o protótipo da Fórmula Le Mans (na Europa) ou Le Mans Challenge (nos Estados Unidos), classes da ELMS e ALMS, respectivamente, com carros iguais para todos os competidores.
“Este tipo de protótipo CN responde ao desejo expresso por pilotos e equipes, que querem correr, como parte da competição ou lazer, a um custo razoável”, explica Hugues de Chaunac, chefe da Oreca.
A Norma, que também compete em campeonatos importantes como o WEC e ELMS na classe LMP2, chega com força no ramo de pequenos protótipos para tentar dominar esse importante mercado. O seu novo HY-M20C terá a opção de tecnologia híbrida, adaptável a diversas opções de motores.
No caso da Norma, as novidades não param por aí. A empresa afirma que já está começando a trabalhar em um projeto para um novo protótipo LMP2 para competir em Le Mans e no Mundial a partir de 2014 e tentar desafiar as principais construtoras.
Pelo andar da carruagem, é bem provável que ela venha com algo focando tecnologias híbridas. O desenvolvimento deste tipo de dispositivo abriu novas oportunidades de negócios para empresas do setor. A Williams, equipe da F1, por exemplo, desenvolveu o sistema utilizado pelo protótipo da Audi e tenta viabilizá-lo para carros de rua. A Toyota entrou no Mundial basicamente para mostrar ao mundo o seu avanço nesta área. Honda e Zytek, duas empresas diretamente ligadas à fabricação de carros de competição, anunciaram esta semana uma parceria para trabalhos no setor. E vem mais gente por aí.
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