Hatch e sedã ganham nova identidade visual da marca, novos equipamentos e mudanças sutis no acabamento. Motor 1.0 promete mais economia
Ao volante, o Novo Gol continua exatamente o mesmo, já que as mudanças foram principalmente visuais
Gol e Voyage ganharam a nova identidade visual global da Volkswagen, ressaltada principalmente na dianteira, com faróis escurecidos e grande preta, um visual já conhecido em modelos como Fox, Polo, Jetta e Passat.
Como a vida média de um projeto é de oito anos (há exceções, como a VW Kombi ou Fiat Uno Mille), o facelift é prática comum da indústria, afinal é preciso renovar o produto nesse intervalo para ganhar fôlego de vendas até a chegada de uma nova geração. Mas não basta mais “só um tapinha” no visual: com tanta competição, as montadoras têm se esforçado para manter preços e oferecer mais itens de conforto - ainda mais para o VW Gol, que nunca teve tantos concorrentes (são 21 nas contas do marketing da marca, sem considerar os novos Hyundai HB, Toyota Etios e Chevrolet Ônix, que chegam em breve).
Versão topo de linha automatizada Power 1.6 I-Motion é oferecida a partir de R$ 40.890
Além do novo visual, Gol e Voyage ganharam novos itens de série: vidros dianteiros elétricos, travamento central e abertura interna do porta-malas, em todas as versões. No interior, há novos detalhes de acabamento, como as saídas de ar no painel, mais sofisticadas, além do novo sistema de som (que faz parte do pacote I-Trend), que agora traz acabamento “black piano” no centro do painel. Pela tela do novo rádio é possível ver o sensor de estacionamento em ação: um gráfico com a silhueta do veículo mostra quando ele está se aproximando de obstáculos.
Pacote I-Trend oferece um pouco mais de sofisticação no acabamento
Já nos modelos top, os bancos receberam um novo tipo de tecido, mais bonito, com material derivado de garrafas PET. Também nesses modelos mais equipados Gol e Voyage passam a ter o terceiro encosto de cabeça como item de série.
Gol BlueMotion traz pneus de baixa resistência à rodagem e indicador de troca de marchas
Mais economia
O motor 1.0 é de nova geração e tem sobrenome TEC, que significa tecnologia para economia de combustível. Segundo a Volkswagen, o propulsor é 4% mais econômico em relação à geração anterior (motor VHT). Não há mudança em valores de potência e torque (motor 1.0 tem 76 cv e 10,6 kgfm de torque com etanol), mas com as melhorias no motor a promessa da Volkswagen é a melhoria do torque em baixas rotações, na faixa dos 1.000 rpm aos 3.000 rpm – sem ter o Gol G5 para comparação durante o test-drive, ficou difícil perceber a diferença.
Acabamento da versão Power reforça detalhes escurecidos
Preços
Os preços da nova linha 2013 se mantiveram. Linha 2013, de novo? Sim, daqui a alguns anos teremos dois Gols e dois Voyages com o mesmo ano/modelo (2012/2013) nas revendas, já que no início desse ano a Volkswagen havia lançado uma linha 2013.
A versão de entrada do VW Gol 1.0 sai por R$ 27.990 (o Gol atual tem preço sugerido de R$ 27.904). Continuam os mesmos pacotes de opcionais, também com valores semelhantes – o que muda é um equipamento ou outro, dependendo da configuração. Com motor 1.6 o preço inicial é de R$ 31.890 e R$34.490 com câmbio automatizado I-Motion. O Gol 1.6 mais equipado, Power, custa R$ 38.290 na versão com transmissão manual e R$ 40.890 com automatizado.
Sedã Voyage também tem versão econômica BlueMotion
Direção hidráulica?
Continua na lista de opcionais. Para Gol e Voyage nas versões 1.0 o item custa, sozinho, R$ 1.060 a mais; ou pode ser adquirido no pacote I-Trend, que traz sistema de soma, volante multifuncional e outros itens, por R$ 2.667. O item também é opcional nas versões 1.6 (R$ 1.200 e R$ 2.818, respectivamente), e só aparece de série apenas nos modelos top, Gol Power 1.6 ou Voyage Comfortline 1.6.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.