23 de jun. de 2012

Twizy Z.E, Fluence Z.E, os elétricos da Renaut


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, está servindo para algumas montadoras de veículos mostrarem seus meios de mobilidade urbana sem emissões de poluente. A aliança Renault-Nissan trouxe para o Brasil alguns modelos que são comercializados na Europa para o deslocamento de autoridades que participam da Conferência, entre eles está o Renault Twizy Z.E, o Renault Fluence Z.E.

O Renault Twisy tem o aspecto de um mini carro, o modelo é menor que o Smart, foi desenvolvido para ser um carro elétrico e circular em centros urbanos. Sua configuração 1+1 possibilita o transporte de duas pessoas, uma atrás da outra. Compacto no tamanho o Twisy mede 2,32m, tem largura de 1,19 e altura de 1,46m e mesmo assim internamente motorista e passageiro tem espaço suficiente para as pernas e cabeça. O modelo é equipado com motor elétrico de 20 cv e tem autonomia de 70 km, a velocidade limitada eletronicamente a 80 km/h. O veículo é impulsionado por baterias de ion-litiun que pode ser recarregada em um tomada comum (doméstica de 220 volts).




O design do Twisy é futurista, o modelo tem as formas arredondadas. Dentro da cabine o motorista fica como se estivesse em um cock-pit de carros de corrida, o sinto de segurança é de três pontos e ainda tem um auxiliar que fica na lateral do corpo, para que em uma curva mais forte o motorista não seja arremessado para fora, uma vez que o Twisy não tem portas laterais. A dirigibilidade do veículo é eficaz, faz curvas sem sair do percurso e a aceleração permite ao motorista fazer ultrapassagens sem receio, pois o motor elétrico tem um torque alto e as respostas são ao pisar do acelerador. O painel de instrumentos do Twisy tem indicador e medidor do nível de carga da bateria, computador de bordo que indica a autonomia o consumo médio e instantâneo e kWh restante, informações para gerenciar e melhorar a autonomia, Econômetro que mostra o consumo de energia –baixa, alta e normal.

Desde o inicio de sua produção, no primeiro semestre desse ano, o Twisy já comercializou cerca de quatro mil unidades no mercado Europeu. Na França, além dos incentivos fiscais para venda, ainda existe uma versão que pode ser dirigida sem habilitação, pois tem menor potência. 


O outro veículo da marca é o Fluence Z.E., um carro que teve sua produção inicial com motor a combustão e foi adaptado para receber o motor elétrico. A Renault desenvolveu o veículo para atender a um publico diferenciado, família, sua comercialização teve inicio na Europa no fim do ano passado.




O carro tem motor elétrico Síncrono com rotor bobinado de 95 cavalos acoplado a uma caixa de câmbio sequencial com redutor de torque. Isso faz com que o carro não arranque em saídas devido ao seu alto troque inicial.

O Fluence é alimentado por um conjunto de 22 baterias de células de ion-litiun. Para receber a bateria o carro teve seu tamanho aumentado em 13 cm e mesmo assim o porta malas teve a capacidade de carga reduzida em 80% se comparado com a versão a combustão, devido a bateria que foi colocada no porta malas. As baterias podem ser recarregadas em postas de recarga, lenta ou rápida, ou em casa em uma tomada de 220 volts com fio terra.





Internamente o carro é o mesmo, diferente só o sistema de ignição com chave. O modo de dirigir surpreende, a aceleração responde sempre que solicitada, a direção elétrica garante suavidade com precisão e a suspenção é bem calibrada permitindo ao motorista uma dirigibilidade mais esportiva e segura.
Bem espaço, o Fluence pode levar cinco pessoas confortavelmente, o silencio interno devido ao isolamento acústico e a não vibração do motor garantem aos passageiros total tranquilidade. O carro ainda tem um sistema de navegação inteligente Carminat TomTom® Live, que permite localizar os pontos de recarga mais próximos.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...