3 de mar. de 2012

Ford anuncia presença do Fiesta ST de produção no Salão de Genebra



E não para de surgir confirmações de atração para o Salão do Automóvel de Genebra, na próxima semana na Suíça. Dessa vez que anunciou novas atrações para a feira automobilística foi a Ford, que aprovou a presença do utilitário-esportivo Escape e o Fiesta  ST. Ambos os modelos foram apresentados pela montadora norte-americana no Salão de Los Angeles, em novembro passado nos Estados Unidos.


Mas diferente do evento estadunidense, o Fiesta  ST aparecerá em versão de produção, que deverá ganhar as ruas ainda neste ano. Além dos adereços esportivos, o hatch revela a primeira reestilização do modelo, que inclusive deverá chegar no começo de 2013 no mercado brasileiro, quando a Ford nacionalizar o carro com produção na planta de Camaçari, na Bahia. As principais (e talvez únicas) alterações estão na dianteira, que ganhou faróis com base inferior achatada e um “bocão”, já presente na nova geração do Fusion/Mondeo, por exemplo.



Além do visual esportivo, o Ford Fiesta  ST faz jus ao nome. Sob o capô do automóvel encontra-se o moderno bloco 1.6 litro da nova família de motores Ecoboost, com quatro cilindros e injeção direta de combustível, além de turbocompressor e comando variável de válvulas. Com toda essa tecnologia, o propulsor rende elevados 180 cv de potência, que faz com que o hatch saia da inércia e atinja os 100 km/h em menos de 7 segundos. Por aqui, o ST não foi confirmado pela Ford.

O Escape, contudo, deverá aparecer em Genebra do mesmo jeitinho que foi mostrado pela marca do oval azul em Los Angeles. O crossover médio da marca é global, e em outros mercados será nomeado como Kuga. O visual do modelo teve como base o conceito Vertrek, e já conta com a nova identidade visual da Ford, e também vem com a nova proposta de motores que está globalizando a linha de produtos da empresa, o bloco da linha Ecoobost.



Entre os motores, a opção mais fraca é bloco de cinco cilindros, 2.5 litros (usado no Kuga), capaz de render 168 cv de potência e 23 kgfm de torque máximo. Logo depois, aparece um propulsor de menor cilindrada, porém, mais potente. O pequeno motor 1.6 litro é o primeiro da linha Ecoboost a estar disponível no Escape/Kuga, rende 176 cv de potência e aposta na economia. Por fim, o 2.0 EcoBoost com 237 cv e 34,4 kgfm completa a gama de motores do carro.

O Ford Escape 2013 ainda traz inovações, como a abertura automática da tampa traseira projetando-se o pé sob o para-choque traseiro. Além disso, sistemas como MyFord Touch, SYNC, MyKey, entre outros, estão integrados ao projeto do Escape 2013, ampliando a conectividade e a interação do condutor com o veículo. Múltiplos airbags, ABS, ESP, Hill Holder e ar condicionado automático, por exemplo, estarão disponíveis.


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