E não para de surgir confirmações de atração para o Salão do
Automóvel de Genebra, na próxima semana na Suíça. Dessa vez que anunciou
novas atrações para a feira automobilística foi a
Ford, que aprovou a presença do utilitário-esportivo Escape e o Fiesta ST. Ambos os modelos foram apresentados pela montadora norte-americana no Salão de Los Angeles, em novembro passado nos Estados Unidos.
Mas diferente do evento estadunidense, o
Fiesta ST aparecerá em versão de produção, que deverá ganhar as ruas ainda neste ano. Além dos adereços esportivos, o hatch revela a primeira reestilização do modelo, que inclusive deverá chegar no começo de 2013 no mercado brasileiro, quando a
Ford nacionalizar o
carro
com produção na planta de Camaçari, na Bahia. As principais (e talvez
únicas) alterações estão na dianteira, que ganhou faróis com base
inferior achatada e um “bocão”, já presente na nova geração do
Fusion/Mondeo, por exemplo.
Além do visual esportivo, o
Ford Fiesta ST faz
jus ao nome. Sob o capô do automóvel encontra-se o moderno bloco 1.6
litro da nova família de motores Ecoboost, com quatro cilindros e
injeção direta de combustível, além de turbocompressor e comando
variável de válvulas. Com toda essa tecnologia,
o propulsor rende elevados 180 cv de potência, que faz com que o hatch
saia da inércia e atinja os 100 km/h em menos de 7 segundos. Por aqui, o
ST não foi confirmado pela Ford.
O Escape,
contudo, deverá aparecer em Genebra do mesmo jeitinho que foi mostrado
pela marca do oval azul em Los Angeles. O crossover médio da marca é
global, e em outros mercados será nomeado como Kuga. O visual do modelo
teve como base o conceito Vertrek, e já conta com a nova identidade
visual da
Ford, e também vem com a nova proposta de motores que está globalizando a linha de produtos da empresa, o bloco da linha Ecoobost.
Entre os motores, a opção mais fraca é bloco de cinco cilindros, 2.5 litros (usado no Kuga), capaz
de render 168 cv de potência e 23 kgfm de torque máximo. Logo depois,
aparece um propulsor de menor cilindrada, porém, mais potente. O pequeno
motor 1.6 litro é o primeiro da linha Ecoboost a estar disponível no
Escape/Kuga, rende 176 cv de potência e aposta na economia. Por fim, o
2.0 EcoBoost com 237 cv e 34,4 kgfm completa a gama de motores do carro.
O
Ford Escape
2013
ainda traz inovações, como a abertura automática da tampa traseira
projetando-se o pé sob o para-choque traseiro. Além disso, sistemas como
My
Ford Touch, SYNC, MyKey, entre outros, estão integrados ao projeto do Escape
2013,
ampliando a conectividade e a interação do condutor com o veículo.
Múltiplos airbags, ABS, ESP, Hill Holder e ar condicionado automático,
por exemplo, estarão disponíveis.
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