No total, foram nada mais, nada menos do que 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, sendo que muitas delas ainda rodam nas ruas do território nacional, e várias em estado de conservação de dar gosto, na maioria das vezes de colecionadores.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos, nome dado à nova geração do modelo.
A produção do Fusca no Brasil com peças nacionais teve inicio em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, aonde foram produzidas as mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma peculiaridade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou para a linha de produção, com motor movido exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, atual líder de venda da marca e do País.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.