A Fiat irá prosseguir a renovação da linha Palio, com o novo Siena ainda no primeiro trimestre do ano. O carro terá diferenças no visual externo em relação ao hatch – faróis e grade serão exclusivos –, além do entre-eixos alongado para maior espaço interno.
Uma possibilidade para 2012 é que Palio Weekend e Strada sofram apenas reestilizações para se aproximarem visualmente do novo Palio, mantendo a plataforma da primeira geração. O Punto finalmente recebe seu primeiro face-lift e adota a “cara” do modelo europeu.
Volkswagen Gol e Voyage também devem ganhar o primeiro “tapa” no visual, e adotar a frente mais parecida com a do Fox, comum a todos os outros modelos da marca. A Hyundai também pretende fazer barulho com o pequeno HB – cujo nome oficial ainda não foi definido.
Ele está em fase final de ajustes antes do lançamento em outubro. Ambiciosamente, a marca quer abocanhar uma boa fatia do mercado dominado por Gol e Palio no Brasil. A Toyota é mais uma estreante no segmento, com a versão brasileira do Etios – com carrocerias hatch e sedã e motor 1.5 litro –, fabricada nas novas instalações da marca em Sorocaba, no interior de São Paulo. O modelo de baixo custo já é fabricado e vendido na Índia desde meados de 2011.
Entre os médios, a Peugeot abre o ano com o novo 308, que aposenta de vez o cansado 307. O hatch produzido na Argentina será equipado com os mesmos motores 1.6 16V e 2.0 16V, com até 116 cv e 151 cv respectivamente, que já rodavam no 307 e movem o atual 408.
Este sedã é outro que tem novidades aguardadas para 2012, com uma nova versão topo de linha com o eficiente 1.6 litro turbinado e calibrado para 165 cv – ele rende 156 cv no crossover 3008. A marca do leão ainda deve importar o luxuoso 508, para ocupar o topo da gama francesa.
E, para pôr a GM de volta na briga entre os hatches médios, chega ao país o Cruze hatch. A vinda da nova geração do Citroën C4 ficou para mais tarde, mas o atual deve ganhar retoques no visual. Também há rumores sobre o lançamento da sétima geração do Golf ainda em 2012, produzida junto com o Jetta no México para manter o preço competitivo.
Outro Volkswagen mexicano a chegar é o novo Beetle. Além dele, a nova geração do Hyundai i30 também chega ano que vem, assim como o chinês JAC J5. A Toyota também importará quantidades limitadas do híbrido Prius, com preço estipulado em R$ 100 mil, para testar a receptividade da tecnologia no país.
As picapes médias – segmento paralisado em 2011 – também terão novidades em 2012. Ford e Chevrolet investem nas conhecidas e respectivas Ranger e S10. Ambas ganharam novas gerações na Ásia e chegarão ao Brasil cheias de tecnologia para tentar fazer frente à líder Toyota Hilux.
A tímida Amarok enfim recebe o câmbio automático – um moderno de oito marchas –, junto com a variante mais potente do 2.0 biturbo, com 180 cv. Entre os utilitários, a GM traz de volta a Blazer, baseada no conceito TrailBlazer, com a plataforma da nova picape.
A Ford também quer balançar o mercado com a segunda geração do EcoSport, feita em Camaçari, na Bahia. Com visual totalmente novo, vem para combater de frente a ofensiva do Renault Duster que tomou a liderança depois de longos oito anos de vendas do modelo da Ford. Uma nova geração do Honda CR-V também chega ao Brasil, e a Chery irá mexer no chinês Tiggo, que mantém o foco no custo/benefício.
No segmento premium, a Audi sustenta a aposta nos compactos e traz o A1 Sportback, a versão com cinco portas de seu menor modelo. O utilitário pequeno Q3 também deve chegar logo no primeiro semestre, enquanto a terceira geração do hatch A3 fica para a segunda metade do ano.
A BMW lança em maio o novo Série 3, que já teve os preços fixados em R$ 198 mil para o 328i e R$ 341 mil para o 335i. A Mercedes-Benz começa a vender no país os novos Classe B e o utilitário médio-grande ML. A Volkswagen ainda completa a linha com o Passat CC reestilizado, que mantém o V6 de 3.2 litros sob o capô.
Veja o calendário de lançamentos para 2012
Janeiro
Novo BMW Série 1
Ford Ecosport
Ford Ecosport
Fevereiro
Audi Q3
Chevrolet S10
Fiat Siena
Kia Optima
Peugeot 308
Chevrolet S10
Fiat Siena
Kia Optima
Peugeot 308
Março
Palio Weekend reestilizada
Chevrolet Cruze Hatch
JAC J5
Chevrolet Sonic
Peugeot 408 Turbo;
Chevrolet Cruze Hatch
JAC J5
Chevrolet Sonic
Peugeot 408 Turbo;
Abril
BMW M5
Honda CR-V
Ford Ranger
Chevrolet Cobalt 1.8 automático;
Honda CR-V
Ford Ranger
Chevrolet Cobalt 1.8 automático;
Maio
Audi A1 Sportback
BMW Série 3
Volkswagen Gol e Voyage reestilizados
BMW Série 3
Volkswagen Gol e Voyage reestilizados
Junho
Chery Tiggo reestilizado
Volkswagen Amarok 180 cv automática
Volkswagen Amarok 180 cv automática
Julho
Nova minivan da Chevrolet
Agosto
Citroën C3
Citroën DS3
Citroën DS3
Setembro
Audi A3
Chrysler 300C
Dodge Challenger
Chrysler 300C
Dodge Challenger
Outubro
Chevrolet Blazer
Hyundai HB
Nova geração do Hyundai i30
Mercedes-Benz Classe B
Volkswagen Passat CC
Mercedes-Benz ML
Volkswagen Beetle
Toyota Etios
Subaru Impreza
Subaru BRZ
Chevrolet Malibu
Hyundai HB
Nova geração do Hyundai i30
Mercedes-Benz Classe B
Volkswagen Passat CC
Mercedes-Benz ML
Volkswagen Beetle
Toyota Etios
Subaru Impreza
Subaru BRZ
Chevrolet Malibu
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.