Em 1998 a Volkswagen lançou na Europa o Lupo, um compacto de vocação urbana
que teve boas vendas, até em 2005 ser substituído pelo Fox brasileiro,
que não fez sucesso. Ainda com odesign da primeira geração ele estava
dando prejuízo e parou de ser fabricado para abrir espaço para seu
substituto: o Up!.
Com apresentação marcada para o Salão de Frankfurt
o compacto começa a ser vendido em dezembro na Europa. Com o objetivo
de recuperar o público do Lupo, o subcompacto aposta na segurança,
economia e tecnologia embarcada. A Volks também teve de rever seu
design para tornar o Up! simpático, o que resultou em um desenho próximo
do primeiro conceito “Up” apresentado em 2007 (!).
Em matéria de tecnologia há alguns equipamentos opcionais interessantes. Quem imaginaria um carro
de entrada com sistema de parada de emergência? Pois o Up! tem, a
exemplo do Passat e do Touareg… Sensores são capazes de identificar
situações de perigo e pode frear o carro sozinho a menos de 30 km/h,
algo útil para o uso urbano ao qual o modelo se propõe. Há ainda o
sistema Park Pilot, que ajuda a estacionar, que se aproveita da
tela do sistema de entretenimento – que você conhecerá daqui a pouco.
A economia vem do inédito motor 1.0 de três cilindros – provavelmente o
primeiro da nova família EA211 – que será oferecido em duas versões a
gasolina: a primeira com 60 cavalos promete consumo de 23,8 km/l, e a
segunda, de 75 cavalos, promete rodar 23,2 km com um litro de gasolina.
Ainda haverá uma versão movida a GLP com 68cv. Todos com tecnologia Bluemotion e sistema Stop/Start. Dentro de dois anos será lançada uma versão elétrica.
Com 3,54 metros de comprimento (quase o mesmo que o velho Picanto) por
1,64 m de largura (o mesmo que um Palio), 1,48 m de altura (como o
Fiesta) e, principalmente um bom entreeixos de 2,42 m (2 cm menor que o
do Fit) o VW Up! parece ser espaçoso para quatro passageiros, e ainda
tem porta-malas de 251 litros, o que para um carro desse porte é muito bom.
O interior do Up! nem parece ser de um carro alemão. Se em formas lembra
o novo Beetle (p quadro de instrumentos é o mesmo), os detalhes
coloridos personalizáveis provam que ele quer aocolher o mesmo público
do Fiat 500. Nele o destaque é o Maps + more, o tal sistema de
entretenimento que mais parece um tablet ou um GPS – ou os dois!. Com
tela touch screen, ele é o navegador e central multimídia do veículo,
que reproduz música e atende o telefone. E ainda pode ser levado para
qualquer lugar.
Haverá opções de personalização apropriadas a cada uma das três versões:
take Up!, move Up! e High Up!. Baseada nesta última, duas série
especiais: Black e White, que pelo que se sabe até agora tem as cores e
as rodas como diferenciais.
No ano que vem saberemos como o modelo se sairá no mercado europeu… E ao
que tudo indica, em 2014 no mercado brasileiro. A Volkswagen já está
cotando com seus fornecedores as peças do modelo, que será fabricado
por aqui em configuração mais simples para ocupar o espaço que hoje
cabe ao Gol G4. Os motores EA211 farão estréia por aqui em baixo do
capô do Up!.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.