27 de nov. de 2012

Achados meio perdidos: Land Rover Series I 1957

Land Rover Series I ACHADOS

Todos nós conhecemos e adoramos a capacidade de um Land Rover. Por outro lado, o público em geral acha que eles são carros de pegar mulher. Isso por que eles não conhecem o Series I que encontramos no Mercado Livre. Pegar mulher é?

Ironicamente, o Land Rover Series I foi inspirado no Jeep Willys. Maurice Wilks, designer chefe da Rover, tinha um Jeep americano que usava em sua fazenda, e um dia decidiu criar um utilitário com a mesma capacidade do americano (você sabe, os ingleses têm aquele lance de orgulho nacional e tal).
A inspiração foi tanta que o primeiro protótipo do Land Rover foi feito em 1947 sobre um chassi de Jeep. Tinha o volante no centro, por isso recebeu o apelido de Centre Steer.


Em 1948, no Salão de Amsterdã, foi apresentado o modelo de produção, com volante no lado errado, do jeito que os ingleses gostam. Foi batizado simplesmente de Land Rover, e era o único modelo oferecido. Tinha entre-eixos de 2 metros, motor a gasolina de 1,6 litro, 50 cv e tração 4×4 com reduzida.
O modelo a venda no Mercado Livre foi fabricado em 1957. Segundo o anunciante, o motor é o 2.0 a gasolina de 52 cv original. Foi o último ano deste motor: em 1958, o novo Series II passou a ser equipado com um motor a gasolina de 2.3 litros.


O utilitário leva três pessoas na fileira única de bancos, que não são reguláveis. O interior é típico de jipe, com botões sem marcação e instrumentos no centro. Caso a bateria acabe no meio da trilha, há uma manivela para dar a partida no motor.


Os Land Rover Series I, II e III são basicamente o mesmo veículo, que recebeu ao longo dos anos pequenas alterações de projeto – como variações de chassi (entre-eixos), nova grade e novos faróis. No mais, a maior mudança aconteceu em 1983, quando a Land Rover apresentou um utilitário baseado na mesma plataforma, porém mais sofisticado: o Defender.
Talvez os fãs de off road não se importem com nada disso e jamais abandonem seus Jeeps Willys. Não dá para culpá-los, afinal o próprio Land Rover é inspirado no consagrado utilitário americano. Aos menos radicais, talvez seja a chance de levar para casa um utilitário dos anos 50 famoso por sua durabilidade (dizem que 80% dos Land Rover originais fabricados estão na ativa até hoje!) todo original e extremamente conservado por R$ 28.000. Um Jeep da mesma época, no mesmo estado, não sai por menos de R$ 35.000.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...