Uma das atrações da Ford para o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas na próxima semana, o novo Ford Fusion foi apresentado esta semana nos Estados Unidos à imprensa. A nova geração do sedã médio-grande da Ford começa a ser vendido por aqui em dezembro, primeiramente na versão Titanium, com motor Ecoboost 2.0 de 240 cv de potência e tração integral (AWD), custando R$ 112.900. Versões 2.5 Flex e híbrida chegam em 2013, garantindo que os preços do modelo variem de R$ 80 mil a R$ 130 mil.
Criado para também substituir o Ford Mondeo na Europa, o Fusion 2013 tem design baseado no conceito Ford Evos, apresentado há um ano. Em sua frente, que lembra esportivos da Aston Martin, fica evidente a adoção do conceito da nova fase do design Kinetic, também notado pelos faróis estreitos. As lanternas traseiras em LED exibem o mesmo cuidado artístico na sua concepção. A aerodinâmica recebeu atenção da equipe de desenvolvimento, e assim o Fusion tem menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do segmento, com a marca de 0,27 Cd.
O sedã tem 4,87 metros de comprimento, e ganhou 12 cm na distância entre-eixos (2,85 metros), perdendo, no entanto, 77 litros de capacidade no porta-malas, passando de 530 l para 453 litros. Em geral, se tornou menos americanizado. E a presença de menos cromados evidencia isso.
A versão topo de linha viu seu motor 3.0 V6 ser substituído por um 2.0 EcoBoost de quatro cilindros. Este tem duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) e turbocompressor, gerando 240 cv e torque máximo de 34,7 kgfm. A transmissão é automática SelectShift de 6 velocidades, com “Paddle-Shift” atrás do volante. Nesta versão, com tração AWD, o Fusion tem consumo declarado de 8,1 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, o que dá um consumo combinado de 9,1 km/l, em medições feitas de acordo com o Inmetro.














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