Chegou o grande dia. Após meses de flagras e muitas especulações, a sétima “geração” do Golf foi apresentada em evento exclusivo em Berlim, na Alemanha, se antecipando ao Salão de Paris. Maior, mais seguro, confortável, leve e eficiente, o modelo começa a ser vendido na Europa nos próximos meses com quatro opções de motorização.
Desenvolvido sobre a plataforma para motores transversais MQB, o modelo pode crescer sem que isso afetasse seu peso. São 4.255 mm de comprimento (+56 mm), 1.799 mm de largura (+13mm) e 1.452 mm de altura (-28mm), ficando um pouco mais baixo para ter melhor aerodinâmica. A distância entre eixos fica em 2.637 mm (+59mm). O porta-malas tem capacidade de 380 litros. Tomando os 1050 kg da versão básica do modelo, a redução de peso chega aos 109 kg.
Apesar de não ter design tão ousado, o Golf 2013 ao menos não é “mais do mesmo” como outros lançamentos recentes da VW. Há personalidade suficiente em suas linhas retas, sóbrias, e ao mesmo modernas e elegantes para que ele não seja confundido com outro Volks. Visto de perfil, lembra um tanto sua quarta geração.
Por dentro o carro apresenta um estilo sóbrio e moderno, com predominância de tons escuros. O console central está levemente voltado para o motorista, e nele uma tela no console central se encarrega de exibir informações do sistema multimídia e do carro. O quadro de instrumentos não foge ao conceito prático dos Volkswagen, mas o belo volante de três raios forma um bom conjunto.
De início o Volkswagen Golf terá apenas duas opções de motores a gasolina, um 1.2 litro de 85 cv e um 1.4 litro de 140 cv. Posteriormente estes motores serão oferecidos em versões de 105 e 120 cavalos, respectivamente. A versão GTI, que será apresentada no ano que vem, contará com um motor 2.0 de 225 cavalos. Entre as opções diesel figurarão um 1.6 de 105 cavalos, o mais frugal de todos, prometendo consumo de 31 km/l, e um 2.0 de 150 cavalos.
Nas opções de transmissão figuram câmbios manuais de cinco e seis velocidades e automatizadas de dupla embreagem com seis e sete velocidades, sendo estas opcionais. A Volkswagen vai continuar a oferecer o Golf com tração nas quatro rodas opcional, mas estes só chegam às lojas no ano que vem.
Para o futuro também ficam versões com mecânica alternativa, como um motor 1.4 movido a gás natural e versões híbridas e elétricas.
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