13 de jul. de 2012

Endurence -Novos protótipos chegando ao mercado



Novo protótipo Oreca da classe CN
 
O mercado anda movimentado e mesmo diante de uma grave crise econômica global, as construtoras de chassis estão se mexendo para os próximos anos.
Algumas novidades estão sendo anunciadas, muitas delas ainda não para o primeiro nível do endurance, como Le Mans e WEC, mas que abrem possibilidades futuras.

Nos últimos dias, a Norma e a Oreca estão entrando com força na VdeV, campeonato que, entre outras modalidades (clássicos, GT e até Fórmula), possui um torneio de endurance com oito etapas e protótipos pequenos, para pilotos sem experiência em grandes competições.
No caso da Oreca, este é o terceiro modelo que ficará disponível para compradores, já que ela também fabrica o 03 para a classe LMP2, que compete no Mundial de Endurance (WEC) e outras competições de grande porte, e o protótipo da Fórmula Le Mans (na Europa) ou Le Mans Challenge (nos Estados Unidos), classes da ELMS e ALMS, respectivamente, com carros iguais para todos os competidores.
“Este tipo de protótipo CN responde ao desejo expresso por pilotos e equipes, que querem correr, como parte da competição ou lazer, a um custo razoável”, explica Hugues de Chaunac, chefe da Oreca.
A Norma, que também compete em campeonatos importantes como o WEC e ELMS na classe LMP2, chega com força no ramo de pequenos protótipos para tentar dominar esse importante mercado. O seu novo HY-M20C terá a opção de tecnologia híbrida, adaptável a diversas opções de motores.



Os dois carros são fechados, diferente da maioria dos protótipos que estão sendo vendidos neste tipo de mercado. Ambos devem estar disponíveis já para 2013, não só para a VdeV, mas para qualquer piloto ou equipe que queira competir em campeonatos nacionais ou de pequeno porte. Seria interessante ver novidades como estas em pistas brasileiras, como na Top Series…
No caso da Norma, as novidades não param por aí. A empresa afirma que já está começando a trabalhar em um projeto para um novo protótipo LMP2 para competir em Le Mans e no Mundial a partir de 2014 e tentar desafiar as principais construtoras.
Pelo andar da carruagem, é bem provável que ela venha com algo focando tecnologias híbridas. O desenvolvimento deste tipo de dispositivo abriu novas oportunidades de negócios para empresas do setor. A Williams, equipe da F1, por exemplo, desenvolveu o sistema utilizado pelo protótipo da Audi e tenta viabilizá-lo para carros de rua. A Toyota entrou no Mundial basicamente para mostrar ao mundo o seu avanço nesta área. Honda e Zytek, duas empresas diretamente ligadas à fabricação de carros de competição, anunciaram esta semana uma parceria para trabalhos no setor. E vem mais gente por aí.

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