27 de jun. de 2012

Test drive: Audi A6 Allroad V6 BiTDI


Se você é do tipo que gosta de aventuras outdoor, de pescar, caçar, acampar, da vida ao ar livre, vai adorar saber que o novo Audi A6 Allroad em breve estará nas lojas.
Sim, se você tem esse espírito aventureiro, vai gostar de saber que ele é um carro que reúne predicados úteis na cidade, capaci-dade para o fora de estrada e ótimo comportamento nela, oferece a maioria das qualidades de um SUV, mas sem os inconvenientes de um SUV.
Mesmo com os 60 mm de acréscimo na altura do Allroad em relação ao Avant, ele é muito bonito. Sentindo a aura de qualidade da Audi, você olha para ele e percebe que é um carro que pode tudo, adaptando-se com sofisticação a qualquer situação. Você não fará feio desembarcando dele em frente a um restaurante chique, muito menos nas reuniões do jipe clube.
Os para-choques e soleiras atenuam o acréscimo de altura, dando mais volume principalmente nos arcos de roda, enquanto a grade dianteira cromada e os bagageiros no teto dão um ar de prestígio em relação à perua Avant standard. Protetores de aço instalados na frente e traseira protegem a carroceria de inter-ferências do terreno e arranhões ao carro que conta com sistema de auxílio em descidas (descent control) e que informa o grau de inclinação da carroceria.


A tração integral é permanente, utilizando um diferencial central que distribui o torque à roda onde for mais efetivo, sistema altamente recomendável para quem se encaixa no grupo citado no primeiro parágrafo desta matéria.
Todas as versões vêm com suspensão pneumática ajustável de acordo com a situação de condução e velocidade do carro, podendo gerar 45 mm extras de altura em relação ao solo, ou baixando o carro para a mesma altura de uma Avant convencional na estrada.
Todas estas possibilidades resultam num carro com diversos caracteres. Na opção Comfort e com a suspensão alta, a carroceria rola em demasia, parecendo um pêndulo com praticamente nada de sensibilidade na direção, mas em modo Dynamic e com a carroceria baixa, faz mais curva que um A6 standard. A direção não muda muito e o controle de estabilidade funciona bem, sem as difi-culdades conhecidas dos Audi em lidar com pisos ruins.
A verdade é que ele é mais divertido de conduzir do que um Avant convencional quando equipado com motor diesel biturbo, que é sensacional. Com câmbio tiptronic de oito marchas, 309 cv e 66,2 kgfm de torque, ele salta como um cavalo selvagem enquanto produz um ronco inusitado num diesel, graças a um atuador sonoro – um alto-falante que reverbera o som do escapamento, criando uma melodia igual aos carros de alto desempenho a gasolina. Ele trabalha com mais maciez que um diesel da BMW.


O motor que deverá liderar as vendas é o diesel de 241 cv (há também um 3.0 TDI de 201 cv que não estava disponível para o teste) que vai muito bem também, porém, sem o brilho dos 309 cv. Haverá também a opção do TSFI 3.0 a gasolina que deverá ser a mais rara entre os compradores.
Por dentro o Allroad tem vários componentes que lembram sua identidade ‘off-road’: tapetes comuns de borracha contrastam com bancos revestidos em couro de boa qualidade e porta-malas forrado para evitar que sujeiras se alojem nos cantinhos da carroceria.


O Allroad não é barato, sua versão de entrada custa R$ 116 mil na Europa, enquanto a versão BiTDI chega aos R$ 135 mil. Porém, como os consumidores desse tipo de carro não são de fazer muitas contas, pois estão mais interessados no luar e nas condições da trilha, tendo a achar que isso não será empecilho. Além do que, o Allroad é charme puro.
O modelo deve chegar ao Brasil no início do ano que vem, mas ainda sem preço definido.

Especificações
Preço: R$ 116 mil (Europa) 
Motor: V6 biturbo 2.967 cc 24V, 309 cv @ 3.900-4.500 rpm, 66,2 kgfm @ 1.450-2.800 rpm
Transmissão: Oito marchas automático, tração integral 
Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,6 s, 250 km/h, 18 km/l, 176 g CO2/km 
Peso: 1.910 kg
Comprimento/largura/altura: 4.940/1.898/ 1.452mm 

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