Os campeonatos de futebol estaduais e copas regionais como Copa Guanabara e Copa São Paulo estão rolando há mais de um mês, já que tiveram início ainda em Janeiro. Desde então os domingos já não são os mesmos, para o bem e para o mal. Mas por que as corridas de Indy, Fórmula 1, Stock e outras, muitas outras, demoram tanto para começar?
Claro que existe toda uma logística que inclui testes, contratações, patrocínios e fechamento de contratos com autódromos. E os envolvidos na equipe técnica, como projetistas, mecânicos, nutricionistas e outros profissionais precisam de férias. Mas que esperar até Março não é fácil, isso não é.
Enquanto isso vamos nos divertindo com o Campeonato Paulista, onde times como Guarani, Oeste e Mirassol andam dando trabalho para os grandes e promovendo vitórias magras, que dificilmente tem passado de 2 a 1, 1 a 0. Placar com mais de três Gols tem sido algo raro, mas num clássico como São Paulo e Palmeiras – pênaltis a parte – resultados como 3 a 3 têm acontecido. Assim como 3 a 1 em Fluminense x Vasco, no Rio.
O futebol anda animado, mas, pôxa, ainda faltam quase 2 semanas para o GP da Austrália de Fórmula 1 (18 de março). E quase três para o início da Indy (25 de março), que vai atrair mais atenção do público com a presença do Rubinho Barrichello e sua incrível determinação em não se aposentar. Mas que seria legal vê-lo na Fórmula 1 completando sua vigésima temporada, isso seria! Interessante lembrar que um programa de TV ‘Global’ que tirava sarro do Rubinho acabou, né? E o Rubinho continua.
Todavia, temos um Senna lá. Com muita vontade. E carregando dentro das suas possibilidades a responsabilidade que o sobrenome sugere. Sobrenome este que pôs donas de casa a rezar, crianças a sonhar e marmanjos a chorar.
Fiz parte do grupo do meio: crianças que sonharam em ver Ayrton Senna um dia de perto e correr como ele. Pena que nosso tricampeão – e certeira pedra no sapato do ‘sapateiro’ Schumacher (sobrenome que em alemão quer dizer literalmente Sapateiro) – ficou na Tamburello, curva maldita no circuito italiano de Ímola!
Eu tinha 17 anos. E não era tão marmanjo assim para fazer parte do último grupo que criei, mas chorei e sou capaz de descrever meu domingo primeiro de maio de 1994 inteirinho! E me lembro que a estréia da novela Éramos Seis do SBT na segunda seguinte foi adiada devido ao triste evento. Vieram lindas homenagens e músicas. Sendo algumas muito emocionantes vindas do Japão, país que rivaliza com o Brasil no número de fãs de Ayrton, devido à frutífera parceria Senna-Mclaren-Honda.
Mas meu amor pelas corridas não foi à primeira vista. Longe disso! Odiava ter que ceder a Telefunken domingo de manhã para que meus tios e meu pai assistissem às corridas, incluindo Marcas e Pilotos, outras que náo lembro a categoria e, claro, a Fórmula 1! Não me conformava com os carros barulhentos rodando, batendo, pegando fogo e disputando lugares.
Alguns anos depois, quando comecei a saber quem era Piquet, Senna, Prost e Mansell, o cenário mudou: oscarros não eram mais barulhentos, mas sim dotados de roncos maravilhosos, as disputas passaram a ser espetáculo e os acidentes a fazer parte do show.
E lembrar que o câmbio era manual, a segurança era parca e o motor era turbo com 1000 cavalos e turbolag estrondoso, capaz de fazer o piloto quase varar o banco (pequeno exagero hehe)! Mas dizer que um piloto poderia sair da corrida sem o ‘couro’ da sola do pé e completamente desidratado não é exagero. Aconteceu com Piquet em dia de consquista de título!
Da memória não apago: – as peripécias de Mansell ao errar sua vaga nos boxes e sua falta de sorte homérica, como ficar sem gasolina a metros da linha de chegada; – Senna terminando o GP Brasil de 1991 em sexta marcha, pois só esta engrenava; e – Prost tirando o campeonato de Senna em 1989 que tiraria o seu no ano seguinte, o que fez com que alguns fãs do francês o tachassem de Dick Vigarista…
…E ver o maior Dick Vigarista de todos os tempos na visão de muitos, Schumacher, capaz de estacionar numa curva só pra atrapalhar a classificação dos outros, chorando copiosamente no pódio em 1994 ao imaginar o que teria acontecido com seu colega e ídolo Ayrton. Pois no mesmo fim de semana, Rubens havia quebrado o nariz e Roland Ratzemberger, seu conterrâneo, havia morrido no treino do dia anterior. Schumi estava na Benetton e usava macacão azul.
Mas voltando ao presente, é interessante salientar que além de Globo e Band, Rede TV!, Canais SporTV, Speed Channel e BandSports também exibem corridas. Na programação (ou cardápio para quem as degusta) temos além de Indy e Fórmula 1,Le Mans, Nascar, Nascar World Truck Series, Stock Car, DTM, Copa ChevroletMontana, Fórmula 2, Fórmula Renault 2.0 e 3.5, Fórmula Truck, V8 Supercars Austrália, International Touring Car Series, FIA GT, Copa Audi Driver A3, Copa Futuro Fiat, Trofeo Linea, Trofeo Maserati, Campeonato Petrobrás de Marcas, Porsche GT3 Cup e outras que possa ter me esquecido.
E se seu negócio é moto, tem MotoGP e Superbike World Championship (WSBK), entre outras para você também! Aliás ver os caras soltando faísca dos joelhos na curva e levando alguns tombinhos, é diversão garantida! Em sites como autoracing, supergp, motovelocidade e moto.com.br há informações atualizadas, inclusive sobre jogos on-line, em simuladores ou consoles. E acompanhe o Rafael Ligeiro aqui no NA que esse manja do assunto mesmo!
Finalizando, ainda bem que já estamos em Março. E ver Fórmula 1 e outras corridas ao vivo é indescritível! Recomendo ao máximo. Mas já que nem sempre é possível, fiquemos com as transmissões televisivas. E uma agulhada nos sete títulos do Schumacher: sou mais os cinco do Fangio, que não tinha Jean Todt, Ross Brown, Barrichello e Massa correndo para ele. Você não acha? E aí, contando os dias também? Abra;o e olho no calendário!
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são previamente moderados e só após a análise serão publicados.
- Não serão publicados comentários que fazem o uso de palavrões ou desrespeito a terceiros.
- Comente apenas sobre o artigo acima, caso contrário use o nosso formulário para contato para as demais perguntas.
- No caso de perguntas sobre o artigo, as mesmas serão respondidas pelo mesmo formulário abaixo.
- Não use os comentários para fazer divulgação ou a prática SPAM.